Último filme Indiana Jones tem “uma história muito humana para contar”, diz Ford

O filme ‘Indiana Jones 5’, que irá para as salas de cinema a 30 de junho de 2023, tem “uma história muito humana para contar”, disse hoje o ator Harrison Ford, que interpreta o aventureiro pela última vez.

“Tenho o orgulho de dizer que este é fantástico”, afirmou Harrison Ford, durante a sessão de apresentação da Lucasfilm na D23 Expo, evento anual para os fãs da Disney.

“Os filmes Indiana Jones são sobre mistério e aventura, mas também coração”, disse um visivelmente emocionado Harrison Ford, com a voz embargada perante uma audiência de mais de sete mil pessoas. “Temos uma história muito humana para contar e ao mesmo tempo um filme que vos vai dar um pontapé no traseiro”, caracterizou.

Dizendo estar “maravilhado” por regressar ao papel, Harrison Ford também afirmou que este é o fim da linha. “Não vou voltar a andar aos trambolhões por vossa causa. Mas muito obrigada por isto”, gracejou Ford.

O ator interpelou o realizador James Mangold, que foi chamado pela Lucasfilm, Ford e Steven Spielberg para liderar o projeto, e agradeceu-lhe o seu trabalho.

“Obrigada por pegares nas peças e fazeres um filme espetacular”, disse Harrison Ford, que regressa ao papel aos 80 anos para o quinto e último título Indiana Jones. O multi-oscarizado compositor John Williams, responsável pelos temas épicos da saga, está de regresso para compor a banda sonora do novo filme.

Ao lado de Harrison Ford no ecrã, a audiência vai ver a atriz britânica Phoebe Waller-Bridge, conhecida pela sua série ‘Fleabag’. No palco da D23 Expo, a atriz disse que teve a melhor experiência da sua vida a fazer o filme.

“Sou incrivelmente afortunada por estar a trabalhar com lendas. Fizemos tantas coisas inacreditáveis juntos”, afirmou.

“O James [Mangold] protegeu e trouxe de volta tudo aquilo de que as pessoas adoram e precisam deste tipo de filmes, comentou.

A Disney mostrou as primeiras imagens de sempre do filme, onde se viu um Indiana Jones envelhecido, com uma vida estável como professor universitário. Depois de dizer que os dias da aventura estão para trás, Jones volta a ver-se envolvido numa jornada épica com muita ação – e alguns momentos cómicos.

A apresentação do novo filme ‘Indiana Jones 5’ foi um dos momentos mais aplaudidos do segundo dia da D23 Expo, focado nos próximos títulos da Lucasfilm e Marvel Studios, detidos pela Disney.

A D23 Expo, que reúne os maiores fãs da Disney de todo o mundo, decorre em Anaheim até domingo, 11 de setembro.

Últimas de Cultura

O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.
O World Cheese Awards, conhecido por 'Óscares do Queijo', realiza-se pela primeira vez em Portugal, em Viseu, neste fim de semana, com quase cinco milhares de exemplares, 182 portugueses, uma participação recorde, disse hoje a organização.
A cantora Bárbara Bandeira venceu no domingo o prémio Best Portuguese Act na edição de 2024 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu em Inglaterra e que consagrou a norte-americana Taylor Swift como a melhor artista.
O festival vai prolongar-se até 16 de novembro e preservará o “pacto de confiança com o público”, sem recorrer aos nomes mais conhecidos do género musical.
Fernando Daniel, Luca Argel, Marco Rodrigues, Jéssica Pina, EU.CLIDES, Margarida Campelo estão entre os artistas convidados para comporem temas para o Festival da Canção 2025, anunciou hoje a RTP, que promove o concurso.
A Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música abrem, na próxima sexta-feira, o Festival À Volta do Barroco, sobre "a profundidade e inovação do período barroco" vivido entre inícios do século XVII e finais do seguinte.
O Parque 25 de Abril, em Monte Abraão, Sintra, prepara-se para receber mais uma edição da Feira Medieval, de 25 a 27 de outubro, promovida pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.