SEF. Sindicato suspende greve e aguarda decisão do Conselho de Ministros

©SEF

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF) suspendeu hoje o primeiro dia da greve prevista até 10 de abril para aguardar as decisões do Conselho de Ministros sobre a restruturação do serviço.

O presidente do SCIF/SEF, Acácio Pereira, disse à Lusa que a greve está suspensa hoje, mas que tudo fica agora dependente do que for aprovado nas próximas horas em reunião de Conselho de Ministros, que tem em agenda a criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que irá substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo o dirigente do sindicato, que entregou um pré-aviso para uma greve entre os dias 6 e 10 de abril, coincidindo com o período da Páscoa, uma das preocupações prende-se com o “diploma de transição” dos trabalhadores do SEF para a APMA e outros organismos do Estado.

A greve dos inspetores do SEF ameaçava causar fortes perturbações nos aeroportos no período da Páscoa.

Em causa no protesto dos inspetores do SEF está a integração dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Polícia Judiciária, no Instituto de Registos e Notariado (IRN) e na futura APMA no âmbito do processo de reestruturação daquele organismo, cujas negociações sindicais com o Governo ainda decorrem sobre o projeto de decreto-lei que regula a transferência dos funcionários.

Entretanto, o Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF), que integra os funcionários com funções não policiais, mantém hoje a greve de dois dias iniciada na quarta-feira, também relacionada com a futura integração destes funcionários em outros organismos do Estado.

Últimas do País

A Barragem do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, concluiu as descargas à superfície e de fundo, que terão libertado "entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos" de água, revelou hoje fonte da entidade gestora.
No pavilhão do Souto da Carpalhosa, em Leiria, chegaram a estar 26 desalojados por causa da depressão Kristin. Hoje, ainda há 12 pessoas, entre elas Filomena e Vitor, há quase três semanas à espera de dias melhores.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela estima prejuízos de 500 mil euros na sequência das recentes tempestades, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, que lamentou a falta de respostas para estas organizações.
Mais de metade das 232 intoxicações medicamentosas voluntárias de jovens registadas nos últimos seis anos na Urgência Pediátrica da ULS Santa Maria ocorreu em 2024 e 2025 e a maioria foi feita com medicamentos disponíveis em casa.
A administração do hospital de Portalegre abriu um inquérito interno a uma enfermeira suspeita de ter agredido e insultado uma utente, a bordo de uma ambulância, quando se deslocava para um hospital em Lisboa, para realizar exames.
A PSP deteve mais de 1.000 pessoas, cerca de metade por crimes rodoviários, e apreendeu 40.402 artigos de pirotecnia durante a operação Carnaval em Segurança 2026, anunciou a polícia.
Viseu tem prejuízos superiores a 2,5 milhões de euros (ME) na sequência do mau tempo e o presidente da Câmara disse hoje que quer integrar a lista de municípios em calamidade para ter apoio do Governo.
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter com epicentro em Alenquer, no distrito de Lisboa, foi registado ao início da tarde hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os agricultores do Alentejo declararam 75,8 milhões de euros de prejuízos provocados pelo mau tempo, desde 29 de janeiro e até hoje, revelou à agência Lusa fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR).
A GNR, com a cooperação da Guardia Civil espanhola, desmantelou na quarta-feira uma rede organizada de tráfico de droga com ramificações internacionais e deteve 20 pessoas nos concelhos de Mafra, Sintra, no distrito de Lisboa, e em Setúbal.