Polícia Marítima interceta dois caiaques no Mar Mediterrâneo

©facebook.com/AutoridadeMaritimaNacional

A Policia Marítima intercetou, na sequência de um alerta, dois caiaques com dois migrantes cada, que apresentavam sinais de desidratação e fadiga, no Mar Mediterrâneo, foi hoje anunciado.

“Os elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da operação ‘Themis’, da Agência Frontex, intercetaram ao final da tarde de ontem [sexta-feira], 11 de agosto, dois caiaques com dois migrantes cada, a quatro milhas náuticas (aproximadamente sete quilómetros) da ilha de Pantelleria”, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional.

A polícia dirigiu-se ao local, na sequência de um alerta recebido pela Local Coordinator Centre (Guarda di Finanza), encontrando quatro migrantes com sinais de desidratação e fadiga. Apenas três tinham colete salva-vidas.

Os migrantes foram resgatados e transportados para o porto de Pantelleria, “onde aguardavam as autoridades italianas”.

Desde 14 de junho, a Polícia Marítima está integrada na operação conjunta Themis, tendo por missão vigiar as fronteiras marítimas italianas e externa da União Europeia.

A polícia marítima já realizou mais de 500 missões desde 2017, quando iniciou a sua participação na operação.

Na sexta-feira, a Autoridade Marítima Nacional anunciou que a Polícia Marítima tinha intercetado uma embarcação com 11 migrantes no mar Mediterrâneo, que também apresentavam sinais de desidratação e cansaço e não usavam coletes de salvação.

Últimas do País

O Governo já procedeu aos primeiros pagamentos de apoios às zonas afetadas pela depressão Kristin, contabilizando cerca de 12.000 pedidos, dos quais 5.000 para reconstruir habitações e 3.500 de empresas, revelou hoje o primeiro-ministro.
A Polícia Judiciária realizou buscas na terça-feira nas instalações da Ordem dos Médicos (OM) em Lisboa, que entregou toda a documentação solicitada, confirmou hoje a instituição.
O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.