Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, dando início ao horário de inverno.

© D.R.

Na madrugada de domingo (29 de outubro), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira quando forem 02:00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

Últimas do País

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população para comportamentos preventivos devido à previsão de chuva forte, vento e possibilidade de cheias ou inundações nos próximos dias.
O tribunal que está a julgar José Sócrates ordenou a participação à Ordem dos Advogados da conduta do advogado do antigo primeiro-ministro, por considerar que esta foi hoje ofensiva dos deveres deontológicos daqueles profissionais.
Portugal foi o terceiro país da União Europeia que menos lixo eletrónico recolheu em 2023, com uma média de 5,8 quilogramas por habitante, contra 11,6 quilos de equipamentos descartados na média dos Estados-membros.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) enviou um pré-aviso de greve parcial nos comboios de longo curso da CP, entre 03 e 13 de novembro, denunciando incumprimento de acordo laboral e falta de condições de segurança.
Oito medidas urgentes e prioritárias do Plano de Emergência e Transformação da Saúde estão por cumprir, duas das quais deveriam estar concluídas há mais de um ano, e os especialistas reconhecem que alguns prazos deveriam ser revistos.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a notificar os estudantes estrangeiros que fugiram da guerra da Ucrânia para verificar se cumprem os requisitos para obter autorização de residência, disse hoje o ministro da Presidência.
O movimento "Pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados" pede aos partidos que alterem o artigo 108 da proposta do Orçamento do Estado, que consideram não responder à necessidade de controlar e erradicar o abandono de cães e gatos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte, com alguma severidade naquelas regiões, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou esta quinta-feira as eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026.