20 Fevereiro, 2024

Fantasporto com 30 ‘longas’ em concurso abre com ‘Testament’

O Fantasporto vai contar com 30 longas-metragens na competição de cinema fantástico e vai ter o filme 'Testament', de Denys Arcand, na abertura oficial, estando o encerramento a cargo de 'Creation of Gods I: Kingdom of Storms', de Wuershan.

© Facebook do Fantasporto

‘Testament’ é o mais recente filme do realizador do Quebeque, conhecido por filmes como ‘As invasões bárbaras’, que venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

Já o filme chinês ‘Creation of Gods I: Kingdom of Storms’ é um épico de fantasia, primeiro de uma trilogia, que parte de um livro do século XVI, de Xu Zhonglin.

De acordo com um comunicado da organização do festival nas redes sociais, a competição de cinema fantástico vai contar com uma forte representação asiática, com 11 dos 30 filmes a terem produção japonesa.

Na competição de curtas-metragens vão estar 16 filmes, incluindo o brasileiro ‘Vão das Almas’, de Edileuza Penha de Sousa e Santiago Dellape.

Onze filmes vão marcar presença na Semana dos Realizadores, de ‘Bucky F*cking Dent’, de David Duchovny, ao brasileiro ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente, entre outros, enquanto 17 filmes integram a Orient Express.

A única longa-metragem concorrente ao prémio de cinema português é ‘Best Cop Ever’, de João Bruno, ao lado de oito curtas-metragens.

Fora de competição, estão as ‘longas’ portuguesas ‘Carne, a Pegada Insustentável’, de Hugo Almeida, e ‘Titus’, de Rui Neto e Jorge Albuquerque.

O festival vai dedicar um programa ao realizador belga Karim Quejad, exibindo cinco filmes do cineasta, sendo também exibido ‘Cockfighter’, de Monte Hellman, a assinalar 50 anos de produção do filme.

O festival de cinema fantástico vai fazer a 44.ª edição de 01 a 10 de março de 2024, no Batalha Centro de Cinema, no Porto.

O Fantasporto é uma iniciativa da cooperativa Cinema Novo, teve a primeira edição em 1981 e é dirigido por Mário Dorminsky.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados