Fantasporto com 30 ‘longas’ em concurso abre com ‘Testament’

O Fantasporto vai contar com 30 longas-metragens na competição de cinema fantástico e vai ter o filme 'Testament', de Denys Arcand, na abertura oficial, estando o encerramento a cargo de 'Creation of Gods I: Kingdom of Storms', de Wuershan.

© Facebook do Fantasporto

‘Testament’ é o mais recente filme do realizador do Quebeque, conhecido por filmes como ‘As invasões bárbaras’, que venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2004.

Já o filme chinês ‘Creation of Gods I: Kingdom of Storms’ é um épico de fantasia, primeiro de uma trilogia, que parte de um livro do século XVI, de Xu Zhonglin.

De acordo com um comunicado da organização do festival nas redes sociais, a competição de cinema fantástico vai contar com uma forte representação asiática, com 11 dos 30 filmes a terem produção japonesa.

Na competição de curtas-metragens vão estar 16 filmes, incluindo o brasileiro ‘Vão das Almas’, de Edileuza Penha de Sousa e Santiago Dellape.

Onze filmes vão marcar presença na Semana dos Realizadores, de ‘Bucky F*cking Dent’, de David Duchovny, ao brasileiro ‘Estranho Caminho’, de Guto Parente, entre outros, enquanto 17 filmes integram a Orient Express.

A única longa-metragem concorrente ao prémio de cinema português é ‘Best Cop Ever’, de João Bruno, ao lado de oito curtas-metragens.

Fora de competição, estão as ‘longas’ portuguesas ‘Carne, a Pegada Insustentável’, de Hugo Almeida, e ‘Titus’, de Rui Neto e Jorge Albuquerque.

O festival vai dedicar um programa ao realizador belga Karim Quejad, exibindo cinco filmes do cineasta, sendo também exibido ‘Cockfighter’, de Monte Hellman, a assinalar 50 anos de produção do filme.

O festival de cinema fantástico vai fazer a 44.ª edição de 01 a 10 de março de 2024, no Batalha Centro de Cinema, no Porto.

O Fantasporto é uma iniciativa da cooperativa Cinema Novo, teve a primeira edição em 1981 e é dirigido por Mário Dorminsky.

Últimas de Cultura

O World Cheese Awards, conhecido por 'Óscares do Queijo', realiza-se pela primeira vez em Portugal, em Viseu, neste fim de semana, com quase cinco milhares de exemplares, 182 portugueses, uma participação recorde, disse hoje a organização.
A cantora Bárbara Bandeira venceu no domingo o prémio Best Portuguese Act na edição de 2024 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu em Inglaterra e que consagrou a norte-americana Taylor Swift como a melhor artista.
O festival vai prolongar-se até 16 de novembro e preservará o “pacto de confiança com o público”, sem recorrer aos nomes mais conhecidos do género musical.
Fernando Daniel, Luca Argel, Marco Rodrigues, Jéssica Pina, EU.CLIDES, Margarida Campelo estão entre os artistas convidados para comporem temas para o Festival da Canção 2025, anunciou hoje a RTP, que promove o concurso.
A Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música abrem, na próxima sexta-feira, o Festival À Volta do Barroco, sobre "a profundidade e inovação do período barroco" vivido entre inícios do século XVII e finais do seguinte.
O Parque 25 de Abril, em Monte Abraão, Sintra, prepara-se para receber mais uma edição da Feira Medieval, de 25 a 27 de outubro, promovida pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
O comboio vintage do modelo 1400 e carruagens produzidas nos anos 40 do Séc. XX tem partida marcada para as 8h20 de dia 26 de outubro, na Estação de São Bento, no Porto, regressando pelas 18h45 horas.
A exposição "Francis Alys: Ricochete", que foi inaugurada no dia17 deste mês, em Serralves, no Porto, preenche os espaços vazios do museu com as brincadeiras e a imaginação coletiva dos jogos de crianças nas ruas de 15 países, alguns dos quais em conflito.
O Teatro Nacional São João (TNSJ) lançou um concurso público internacional para escolher o sucessor de Nuno Cardoso, cujo mandato como diretor artístico termina a 31 de dezembro.
O espetáculo “Sob a terra”, criado por um consórcio artístico liderado pelo Leirena Teatro para alertar para comportamentos que originam incêndios florestais, vai iniciar uma nova digressão por oito localidades de seis distritos.