Aveiro comemora a Festa Arte Nova a partir de sábado

A Câmara de Aveiro vai celebrar a Festa Arte Nova, a partir de sábado, com um conjunto de atividades que evocam este dia e realçam a presença desta corrente artística na cidade, informou hoje a autarquia.

©D.R.

“A efeméride, promovida pela Réseau Art Nouveau Network e envolvendo todos os membros da rede, comemora o espírito que preside ao movimento Arte Nova, nas suas diferentes manifestações e geografias”, refere uma nota camarária.

Além de entradas gratuitas no Museu Arte Nova, o programa da iniciativa, que decorre até ao dia 13, inclui duas instalações artísticas, uma exposição e diversos espetáculos, entre os quais o concerto “Paisagens Sonoras da Belle Époque” no sábado, às 18:00, nas janelas e fachada do Museu Arte Nova.

Neste recital, Samuel Marques e Vasyl Tsanko propõem ao público descobrir algumas das mais belas e elegantes melodias compostas na época da Arte Nova, com especial destaque para os países representados na Réseau Art Nouveau presentes em Aveiro.

No domingo, a companhia Coração nas Mãos apresenta no Rossio o espetáculo de Novo Circo “Chá das Cinco”, com sessões às 11:00 e 15:00, e à noite, pelas 21:30, no Rossio, a nova criação de Radar 360.º, “iLUMiNADOS”, vai reforçar o ato criativo das artes de rua com a utilização de candeeiros humanos, autónomos e espalhados por pontos estratégicos.

No dia 10 de junho, quando se assinala o Dia Mundial da Arte Nova, o coreto do Parque Infante D. Pedro irá acolher a instalação artística “Floratech”, do coletivo Persil Noir, que convida os participantes à conexão com a natureza, explorando a sua própria sensibilidade e criatividade. “Através da interação com as flores, os participantes poderão explorar a sua musicalidade, conectando-se com a arte”, refere a mesma nota.

A 11 de junho, pelas 21:30, a associação Plateia Protagonista irá apresentar “Ecos da Belle Époque”, uma gala de ópera focada nas óperas do período Arte Nova. A música dos grandes compositores deste período sobe ao palco situado no Mercado José Estêvão, num concerto comentado que, segundo a organização, promete ser “um excelente momento de fruição histórica e musical”.

A autarquia destaca ainda a inauguração, no dia 12, da exposição “A transformação da Natureza” no Museu Arte Nova, que resulta do convite lançado aos parceiros da Réseau Art Nouveau Network.

O programa termina no dia 13 com uma visita dialogada pelo património azulejar de Aveiro e com destaque para a produção e utilização de azulejos Arte Nova.

Últimas de Cultura

A primeira edição do Festival Jazz da Batalha arranca na sexta-feira, com uma programação que leva música às quatro freguesias daquele concelho do distrito de Leiria durante o mês de setembro.
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) candidatou 'A Flor do Buriti', João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Grand Tour', de Miguel Gomes, e 'O Vento Assobiando nas Gruas', de Jeanne Waltz, aos prémios Goya e Colibri, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) considera que "a grandeza da personalidade universalista" de Camões merecia "um maior e mais cuidado reconhecimento", nomeadamente nas comemorações oficiais do V centenário do nascimento do poeta.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).