Polícia Judiciária detém no aeroporto de Lisboa jovem alvo de mandado europeu

Um jovem de 22 anos procurado em Espanha pela prática de crimes de associação criminosa foi detido no aeroporto de Lisboa pela Polícia Judiciária, dando cumprimento a um mandado de detenção europeu, anunciou hoje a PJ.

© Facebook da PJ

 

O jovem estrangeiro era procurado “pela prática dos crimes de associação criminosa, tirada de presos e ofensas à integridade física qualificadas”, refere a PJ, adiantando que a detenção foi realizada por agentes da Unidade de Informação Criminal em colaboração com elementos destacados no aeroporto de Lisboa.

“Em 2023, o detido, de 22 anos, juntamente com outro homem, na conjugação de um plano previamente definido, tentou libertar um ‘amigo’ que estava preso preventivamente. Aproveitaram o momento em que o detido saía de uma clínica e, com o recurso a armas de fogo e cara tapada com capuzes, agrediram dois polícias, tentando libertar o preso”, relata a PJ.

A Polícia Judiciária adianta que, “apesar das agressões e do uso de armas de fogo”, os dois homens não conseguiram o propósito, fugindo do local numa viatura de apoio.

Presente ao Tribunal da Relação de Lisboa foi determinado que o jovem ficasse a aguardar em prisão preventiva o processo de entrega às autoridades espanholas, que emitiram o mandado de detenção europeu.

A PJ adianta que, por estes factos, o detido pode incorrer numa pena de 13 anos de prisão.

Últimas do País

O alojamento turístico registou 32,5 milhões de hóspedes e 82,1 milhões de dormidas em 2025, mais 3,0% e 2,2% face a 2024, com as dormidas dos residentes a acelerarem, diminuindo a dependência dos mercados externos.
O número de vítimas de violência escolar ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou quase 60% nos últimos seis anos, divulgou hoje a organização, a maioria raparigas entre os 11 e 14 anos.
O Infarmed aprovou, em 2025, 928 novos fármacos, incluindo 79% genéricos, 38 essenciais e 236 nacionais, sendo o sistema nervoso central a área com maior representatividade, segundo dados da autoridade nacional do medicamento.
Agentes denunciam que só há dois carros-patrulha para toda a divisão. A Direção Nacional desmente. Entre versões contraditórias, cresce a revolta no efetivo e a insegurança nas ruas.
O candidato presidencial André Ventura pediu ao Governo celeridade na atribuição de apoios às pessoas e empresas afetadas pelo mau tempo e defendeu que deveria ter havido mais prevenção para acautelar alguns dos efeitos.
Bombeiros de uma dezena de corporações estão hoje a deslocar-se para as regiões mais afetadas pela depressão Kristin, para ajudar as populações, disse fonte da proteção civil, referindo que durante a noite foram registadas apenas 22 ocorrências.
A Proteção Civil regista até ao momento cinco mortos e 8.160 ocorrências provocadas pela passagem da depressão 'Kristin' por Portugal continental, maioritariamente queda de árvores e de estruturas, sendo as regiões mais afetadas Lisboa, Oeste e Coimbra.
O Governo anunciou hoje que o decreto de situação de calamidade abrange o período entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro e cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.