Papa Francisco abençoa pescadores de Caxinas

O Papa Francisco dirigiu uma bênção aos pescadores da Caxinas, numa mensagem que foi hoje lida pelo pároco da localidade vila-condense, na missa comemorativa das festas em honra de Nosso Senhor dos Navegantes.

© D.R.

No texto, o Papa Francisco dedicou o seu pensamento para “quantos labutam no alto mar, com as respetivas famílias, animando-os a conservarem uma fé viva”, assemelhando as barcas dos Apóstolos e as embarcações das Caxinas como “lugares privilegiados para o encontro com Cristo”.

Na mesma missiva, enviada esta semana, para a paróquia de Caxinas, a figura máxima da Igreja Católica, concede uma “bênção apostólica sobre a atividade piscatória local e sobre todos os membros da comunidade paroquial de Nosso Senhor dos Navegantes”.

Esta mensagem do Papa Francisco surge na sequência de uma carta enviada, em maio deste ano, para o Vaticano, onde o pároco das Caxinas, Daniel Neves, e o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, em nome de toda a comunidade, pediram uma bênção para os pescadores e para os barcos que anualmente colaboram com as festas em honra do Nosso Senhor dos Navegantes, extensível a todos os pescadores e membros da paróquia.

“Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Quando li a carta, fui capaz de ouvir novamente as palavras do Papa Francisco em Lisboa dizendo que a igreja é de todos, todos, todos”, disse o padre Daniel Neves.

Já o autarca vila-condense falou “num um momento de grande emoção e de enorme honra”.

“Reconhecer a fé com que estes homens e mulheres enfrentam as dificuldades da vida ligada ao mar e vai unir ainda mais esta comunidade”, disse Vítor Costa.

As festas em honra de Nosso Senhor dos Navegantes, que se assinalam hoje, são uma das maiores manifestações religiosas no norte do país, atraindo, todos os anos, milhares de pessoas a Vila do Conde, para assistirem à procissão que parte da icónica igreja em forma de barco.

Últimas do País

Cerca de 3.700 operacionais, apoiados por 1.100 meios terrestres, combatiam às 00:00 de hoje mais de 80 incêndios em Portugal Continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) vota na segunda-feira a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, permitindo, se for aprovada, começar a formar especialistas já em 2025.
Um jovem "terá exibido uma arma de fogo" num acerto de contas entre alunos junto a uma escola em Benfica, em Lisboa, hoje à tarde, e entregou-se depois na esquadra local, revelou a PSP, referindo não haver feridos.
Sete pessoas, das quais cinco eram funcionários de uma empresa a operar no aeroporto de Lisboa, foram detidas em flagrante delito por tráfico de droga, após desviarem duas malas com mais de 50 quilos de cocaína.
O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada hoje pelo Conselho de Ministros.
Na freguesia de Ossela, que esta madrugada foi uma das mais afetadas pelo incêndio que lavra desde domingo em Oliveira de Azeméis, pedem "uma medalha" para o jovem serralheiro que andou a apagar mato e assim salvou várias casas.
O complexo de incêndios que afetou desde domingo as zonas de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda está dominado e em fase de resolução, revelou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os oito detidos pela Polícia Judiciária na Madeira no âmbito da operação “AB INITIO”, relacionada com suspeitas de criminalidade económica e financeira, deram hoje entrada no Tribunal do Funchal para serem submetidos a primeiro interrogatório judicial.
Nove incêndios rurais mantinham-se às 06:40 ativos, sendo os fogos em Castro Daire, no distrito de Viseu, o que mais meios mobilizava, com 550 operacionais, com o apoio de 178 veículos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
O homem detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de um incêndio florestal no concelho da Batalha saiu em liberdade, após ser presente a um juiz de instrução criminal, foi hoje divulgado.