Número de candidatos ao ensino superior cai para 58 mil na primeira fase

O prazo para concorrer à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior terminou na segunda-feira com 58.641 candidatos, menos 723 do que no ano passado.

© Técnico Lisboa

De acordo com os dados atualizados hoje no ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior, 58.641 estudantes apresentaram a candidatura.

Em comparação com o ano passado, há menos 723 candidatos, mas o número continua a superar os dos anos anteriores à pandemia da covid-19.

Para a primeira fase do concurso nacional de acesso, as instituições de ensino superior públicas disponibilizaram 54.601 vagas, mais 290 face ao número inicial para o ano letivo anterior.

Os resultados serão divulgados em 25 de agosto e as matrículas e inscrições dos alunos colocados na primeira fase decorrem entre 26 e 29 de agosto.

As segunda e terceira fases do concurso nacional realizam-se entre 26 de agosto e 30 de setembro.

Últimas do País

Instituto público tutelado pelos Negócios Estrangeiros entregou um contrato relâmpago de 46 mil euros à empresa de Paulo Pedroso.
Os hospitais públicos voltam a soar o alarme perante o aumento contínuo dos chamados internamentos sociais, situações em que os doentes permanecem internados apesar de não necessitarem de cuidados hospitalares.
A circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa está hoje interrompida entre a Covilhã e Tortosendo, no mesmo concelho, no distrito de Castelo Branco, após o descarrilamento de um comboio, sem feridos, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
Faro foi o concelho do Algarve onde se registaram hoje mais ocorrências devido ao mau tempo, apesar de a chuva e o vento forte terem também causado inundações e quedas de árvores noutros municípios, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A introdução de cocaína na Europa por via marítima é cada vez mais complexa, com a droga a ser transportada em submarinos da América Latina e transferida em alto mar para lanchas rápidas que a levam para o continente.
O processo de contratação da nova linha violeta do Metro de Lisboa enfrenta um novo impasse.
O diretor nacional da PJ mostrou-se hoje preocupado com o aumento da violência dos traficantes de droga contra as autoridades, notando que as redes de tráfico por via marítima já usam armas de calibre de guerra.
Vítima sofreu onze facadas e esteve em risco de vida
O distrito de Faro está hoje sob aviso meteorológico vermelho devido à previsão de “precipitação persistente, por vezes forte”, até às 15:00, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O regulador da saúde deu uma instrução à Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) para não obstaculizar o acesso dos utentes, na sequência da recusa em atender uma grávida com sinais de aborto espontâneo.