PJ em operação internacional responsável pela apreensão de 930 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária participou numa operação na costa marítima da Europa Ocidental em que foram inspecionadas 73 embarcações e efetuadas seis apreensões de droga, num total de 930 quilos de cocaína e 4.950 quilos de haxixe.

© PJ

Em comunicado esta terça-feira divulgado, a PJ indica que a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia (UCCTE) participou, de 16 de setembro a 15 de outubro, na operação “White Sea IV”, em que foram analisados e acompanhados os movimentos de 525 embarcações, das quais 73 foram alvo de inspeção, resultando na apreensão daquelas elevadas quantidades de drogas.

A “White Sea IV” teve por objetivo o combate ao tráfico de drogas por via marítima, precisa a PJ. Segundo adianta a PJ, as ações operacionais incidiram no Canal da Mancha, no Mar do Norte e em vários portos marítimos europeus, com o empenhamento de autoridades policiais e alfandegárias de 12 países europeus: Portugal, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia e Polónia.

Esta operação, que contou com a participação e suporte da Europol, da Frontex, do MAOC-N, dos Estados Unidos e de vários oficiais de ligação de autoridades sul americanas destacados na Europa, deu “execução a uma das ações previstas no plano de ação de uma das prioridades EMPACT/European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats, da União Europeia, menciona ainda a PJ.

Últimas do País

Despesa abaixo da UE e mortalidade acima da média expõem fragilidades no combate ao cancro. Dados da OCDE mostram que a despesa com oncologia representa apenas 5,5% da despesa total em saúde, abaixo da média europeia de 7%.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, vão começar a fazer-se sentir a partir da madrugada de quarta-feira, prevendo-se uma melhoria do tempo na quinta-feira, informou hoje o IPMA.
Durante uma semana, as portagens nos troços das autoestradas A8, A17, A14 e A19 localizados nas zonas afetadas pela depressão Kristin ficam isentas de cobrança.
O presidente da Câmara de Oleiros disse hoje que mais de 70% do território está sem comunicações móveis ou com instabilidade, numa altura em que “diminui significativamente” o número de pessoas sem energia elétrica.
Cerca de 440 habitações estão a precisar de intervenção imediata ao nível das coberturas no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Carlos Lopes.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira um homem de 36 anos suspeito do homicídio de uma mulher de 30 anos num parque de estacionamento na Avenida de Ceuta, junto ao bairro Ceuta Sul, em Lisboa.
A depressão Leonardo chega a Portugal durante a tarde desta terça-feira e trará muita chuva, neve, vento forte e agitação marítima.
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje que o novo sistema de acesso a consultas e cirurgias viola o direito à privacidade dos médicos, ao exigir que apresentem declarações de interesses e dos vínculos profissionais.
As obras de recuperação estão orçadas em cerca de 60 mil euros e, em apenas quatro dias, já foram angariados quase 53 mil euros.
A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada hoje de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil.