Nunca se reformaram tantos professores como na última década

2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar cerca de 3.981 professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

©D.R.

O primeiro período do ano letivo 2024/2025 está a terminar e, como já tem acontecido nos anos anteriores, com professores em falta. Avança a SIC Notícias que, desde 2013, não se reformavam tantos professores e só este mês foram entregues 506 pedidos de aposentação.

De acordo com a SIC Notícias, 2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar 3.981 de professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

A verdade é que as colocações e substituições são cada vez mais difíceis e muitos professores do quadro asseguram, através de horas extraordinárias, horários que não estão preenchidos. Esta é uma das medidas do Governo para colmatar a escassez de docentes, que se faz sentir sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, a par do subsídio de deslocação, pago a quem for colocado em escolas carenciadas e que deixa de fora 574 das 808 escolas e agrupamentos existentes.

Saliente-se que o concurso extraordinário permitiu regularizar a situação de professores que já lecionavam, mas inclui 174 vinculados sem profissionalização.

Últimas do País

A empresa que está a assegurar o transporte aéreo de emergência culpa Governo e INEM pelos atrasos no concurso e diz que se os prazos tivessem sido cumpridos todos os meios estariam no terreno a 01 de julho.
Quatro pessoas foram detidas na sexta-feira por venderem droga no Boom Festival, em Idanha-a-Nova, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Liga dos Bombeiros Portugueses exigiu hoje ao Governo o pagamento, até quarta-feira, das dividas do serviço de emergência pré-hospitalar, ameaçando suspender, durante um dia, o uso das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica.
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) defende uma alteração legislativa para aproveitar órgãos de pessoas em fim de vida, estimando que isso aumentaria em 30% os órgãos disponíveis para transplante e contribuiria para reduzir as listas de espera.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) decide hoje se os bombeiros vão realizar na próxima semana "uma paragem simbólica" para protestarem contra os pagamentos em atraso de vários milhões de euros do Ministério da Saúde às corporações.
Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 75 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, menos 15 mil do que no ano anterior, decidiu hoje o conselho interprofissional da região.
A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Cerca de 85% dos fogos no país têm mão criminosa