Sete serviços de urgência fechados no sábado e cinco no domingo

Sete serviços de urgência vão estar encerrados no sábado, e cinco no domingo, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, de acordo com as escalas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), hoje disponíveis online.

© D.R.

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, vai ter a urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechada no sábado, assim como a de Pediatria, o mesmo se passando com a urgência de Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e da mesma especialidade no Garcia de Orta, em Almada, além da Ginecologia.

O Hospital de Santo André, em Leiria, vai ter igualmente encerrada a urgência de Ginecologia e Obstetrícia. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, não funcionará a urgência de Pediatria.

No total, estarão 188 urgências abertas.

No domingo, estarão encerrados cinco serviços de urgência nestas especialidades: Garcia de Orta (Almada), Hospital do Barreiro (também em Pediatria), Hospital de Torres Vedras (Pediatria), Setúbal (Obstetrícia) e Leiria (Ginecologia e Obstetrícia).

No sábado, haverá 12 serviços com condicionamentos, encontrando-se reservados às urgências internas e casos remetidos pelo CODU/INEM e pela Linha SNS24.

Nesta circunstância encontra-se o Hospital de Cascais, na urgência de Ginecologia e Obstetrícia (das 00:00 às 24:00 sábado e domingo) e o Amadora-Sintra (também em Pediatria, das 00:00 às 08:00).

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia Hospital de Vila Franca de Xira está assim referenciada das 00:00 às 21:00, bem como a do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, das 00:00 às 24:00, do Hospital de Loures, no mesmo horário, do Hospital de Abrantes (09:00 – 24:00), do Hospital das Caldas da Rainha (00:00 – 00:24) e de Santa Maria (por igual período).

Estão igualmente referenciadas neste horário as urgências desta especialidade no Centro Materno Infantil do Norte e na Maternidade Alfredo da Costa.

No domingo, mantém-se os condicionamentos nestes serviços e na urgêncial geral do Hospital de Beja, das 08:00 às 24:00.

Os serviços de saúde recomendam aos utentes que liguem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência

Últimas do País

O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.