GNR detém ladrão de automóvel no Cadaval e recupera viaturas furtadas em França

O Comando Territorial de Lisboa da GNR anunciou hoje a detenção em flagrante de um homem que roubou um automóvel no Cadaval e a recuperação de dois veículos furtados no concelho de Bucelas.

© Facebook / GNR

Em comunicado, a GNR diz ter detido na sexta-feira em Alenquer, na sequência de uma denúncia sobre o furto de um veículo no concelho do Cadaval, um homem de 41 anos que estava na posse da viatura roubada.

O automóvel foi apreendido e devolvido ao proprietário, tendo o detido sido constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Vedras.

Num outro comunicado, a GNR de Lisboa avança ainda ter recuperado na passada quarta-feira, em Bucelas, duas viaturas que tinham sido roubadas em França.

“No seguimento de uma denúncia por falsificação de documentos de duas viaturas, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que ambas as viaturas tinham sido furtadas em França, nos anos de 2023 e 2024”, refere.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Loures.

Últimas do País

A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada hoje de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil.
Segundo informação enviada à agência Lusa, sete dias depois da tempestade, 118 mil clientes continuavam hoje sem fornecimento de energia, sendo que nas zonas mais críticas as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 115 mil clientes.
A Rede Expressos anunciou hoje que vai permitir a possibilidade de reembolso total dos bilhetes, "até uma hora antes da partida" até 08 de fevereiro, como "medida excecional", na sequência das condições meteorológicas que afetam várias regiões do país.
A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse hoje que continuam centenas de milhares de pessoas com problemas na rede móvel, devido ao mau tempo, apontando, no entanto, que mais de 50% dos locais afetados já estavam recuperados.
Portugal investe cerca de 200 milhões de dólares (171 milhões de euros) anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que corresponde a 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, concluiu o instituto McKinsey.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 764 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 00:00 e as 12:30, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa o comandante Telmo Ferreira.
A GNR, a PSP e o Município de Leiria estão a alertar a população para burlas e avisaram que em contextos de reconstrução como o atual, devido à depressão Kristin, podem surgir casos de pessoas que se fazem passar por entidades públicas.
O presidente da Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, disse hoje que cerca de 60% do concelho continua sem eletricidade, após a depressão Kristin, mas assegurou que as escolas estarão em condições de abrir já na terça-feira.
Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.