Indústrias gráficas em exposições em Coimbra até dia 27

A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.

© D.R.

Uma das mostras, intitulada ‘Indústria Gráfica — Impressões que Permanecem’, visa a “relevância atual das artes e indústrias gráficas como suporte indispensável para a informação, a comunicação e a qualidade de vida de uma sociedade moderna e desenvolvida”, referiu a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Embalagem e de Comunicação Digital (APIGRAF), numa nota hoje enviada à agência Lusa.

Nesta exposição, assinalou a APIGRAF, os visitantes “terão a oportunidade de comprovar a vastíssima diversidade de produtos e serviços que compõem o universo gráfico”, desde livros, jornais, revistas e embalagens, passando por etiquetas, produtos de higiene e utilitários, até artigos de papelaria, entre muitos outros.

A segunda mostra, intitulada ‘O Movimento Associativo dos Industriais Gráficos — Fragmentos de uma História’, quer dar a conhecer uma parte da história daquele movimento, iniciada em 1852, com a criação da Sociedade de Socorros dos Tipógrafos Portuenses e a Associação Tipográfica Lisbonense.

Organizadas em colaboração com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, as mostras estarão abertas ao público até dia 27, na Biblioteca Geral e Biblioteca Joanina da UC.

Últimas de Cultura

O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.
A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
Um coro constituído por doentes oncológicos e seus cuidadores está em embrião em Braga, sendo o seu principal objetivo combater o isolamento de quem lida de perto com o cancro, foi anunciado esta segunda-feira.
A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.
Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.