Autoridade Marítima auxilia embarcação turística à deriva no rio Douro devido a avaria

Uma embarcação turística ficou, no sábado à noite, à deriva no rio Douro devido a uma avaria na propulsão, não tendo os 54 passageiros e tripulantes a bordo precisado de assistência médica, foi hoje revelado.

© D.R.

De acordo com o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi dado pelas 21:15 de sábado e foram ativados para a ocorrência os elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Douro e tripulantes da estação salva-vidas do Douro.

Os 54 passageiros e tripulantes da embarcação encontravam-se bem e sem necessidade de assistência médica, adianta.

A Polícia Marítima resgatou 24 passageiros e os tripulantes da estação salva-vidas 14 passageiros.

Os restantes 12 passageiros e quatro tripulantes que seguiam a bordo da embarcação foram auxiliados por uma embarcação turística que se encontrava nas proximidades.

Por motivos de segurança, as autoridades iniciaram os trabalhos de estabilização e remoção da embarcação para o cais da Secil, na margem norte do rio, a jusante da ponte da Arrábida.

O mestre da embarcação foi notificado e só poderá voltar a navegar depois de uma vistoria que garanta as condições de navegação, acrescenta a AMN.

Últimas do País

Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
A cidade de Lisboa registou, entre as 21:00 de segunda-feira e as 13:00 de hoje, um total de 56 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, revelou o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A falta de uma rede de rebocadores de salvamento e emergência em Portugal, ao contrário do que sucede em Espanha, contraria a vocação marítima do país, disse hoje o vice-presidente da comunidade portuária da Figueira da Foz.