CHEGA lidera intenção de voto em Santarém

O partido liderado por André Ventura encabeça a lista nas intenções de voto no distrito de Santarém, com 28,0%. A Aliança Democrática (AD) recolhe 26,4% das preferências, ficando assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge em terceiro lugar, com 26,3%.

© Folha Nacional

O CHEGA ascende ao primeiro lugar nas intenções de voto no distrito de Santarém, ultrapassando a Aliança Democrática (AD), de acordo com a sondagem mais recente da Aximage para o Folha Nacional.

O estudo revela que 28,0% dos eleitores inquiridos manifestam intenção de votar no CHEGA, enquanto a AD recolhe 26,4% das preferências, posicionando-se assim em segundo lugar. O Partido Socialista (PS) surge logo atrás, com 26,3%.

A sondagem indica ainda que a CDU alcança 4,4%, o Livre obtém 4,3% e o Bloco de Esquerda soma 4,2%. A Iniciativa Liberal (IL) regista 3,3% e o PAN 1,7%, encerrando a lista.

Restam 1,4% dos inquiridos que indicaram preferências por outros partidos ou que não quiseram revelar em quem votariam (OBN).

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage – Comunicação e Imagem Lda. para o jornal Folha Nacional, sobre a intenção de voto nas eleições legislativas antecipadas e temas da atualidade política no distrito de Santarém. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes no distrito de Santarém. Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo(2), idade (3) e concelho (21), a partir do universo conhecido. A amostra é constituída por 305 entrevistas efetivas: 150 homens e 155 mulheres; 101 entre os 18 e os 34 anos, 103 entre os 35 e os 49 anos e 101 entre os 50 e mais anos.
Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 16 e 20 de abril de 2025. Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou – 5,6%. Responsabilidade do estudo: Aximage – Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas do País

O Governo português desaconselha todas as viagens para Israel e Irão dada a atual situação do conflito, segundo uma informação publicada no Portal das Comunidades Portuguesas.
O presidente da Associação de Concessionários de Praia e Bares da zona Norte defende a necessidade de garantir a segurança nas praias durante todo o ano, porque o atual modelo de nadadores-salvadores está “desajustado da realidade”.
Sete das vítimas mortais da queda de um avião na Índia, esta quinta-feira, constam como cidadãos portugueses, mas nunca terão estado em território nacional. Segundo avançou a Renascença, os sete indivíduos residiam no Reino Unido e terão adquirido a nacionalidade portuguesa sem qualquer ligação direta ao país.
O Tribunal de Leiria aplicou hoje prisão preventiva a três dos suspeitos por mais de uma centena de furtos em cemitérios, interior de veículos e residências e obrigar a apresentações bissemanais a outros dois, disse fonte da GNR.
A violência doméstica foi o crime contra idosos mais denunciado à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) entre 2021 e 2024, período em que os pedidos de ajuda cresceram 8,5%, revelou hoje à Lusa a responsável no Porto.
O Tribunal de Moura decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter matado a tiro o filho e depois fugido em Amareleja, no concelho de Moura, distrito de Beja, na terça-feira, revelou fonte policial.
A GNR deteve, em apenas quatro horas, 50 condutores nas principais vias de acesso à Área Metropolitana de Lisboa, a maioria por conduzir sob o efeito de álcool, numa ação especial de fiscalização rodoviária, foi hoje anunciado.
Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
A GNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras, foi hoje anunciado.
A Força Aérea adquiriu hoje um satélite que capta imagens de alta resolução que podem ser utilizadas para prever fenómenos meteorológicos e catástrofes naturais ou auxiliar em missões de busca e salvamento, além de outros fins militares.