PJ detém em Coimbra três familiares suspeitos de prática reiterada de tráfico de droga

Três pessoas da mesma família foram detidas, na cidade de Coimbra, por alegada prática reiterada do crime de tráfico de drogas, tendo ainda sido apreendida uma elevada quantidade de estupefaciente, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

© D.R

Os suspeitos, com idades compreendidas entre 24 e 43 anos, foram detidos na quarta-feira pela Diretoria do Centro, no âmbito da operação “Sol na Encosta”, em que foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e seis não domiciliárias.

Contactado pela agência Lusa, o diretor da PJ do Centro, Avelino Lima, esclareceu que os detidos tinham montado “um negócio familiar” que se dedicava ao tráfico de droga.

“Já os acompanhávamos desde abril do ano passado, não têm antecedentes, mas o detido mais velho [43 anos] já era conhecido da PJ. Estamos em crer que haverá mais elementos envolvidos”, acrescentou.

De acordo com a PJ, a investigação permitiu “recolher fortes indícios” de que se trata de um grupo organizado que, em comunhão de esforços, se dedica “exclusivamente à venda de uma elevada variedade de produtos estupefacientes a revendedores e consumidores na zona centro”.

Além da apreensão de mais de 3.400 euros em dinheiro, foram ainda confiscadas várias peças em ouro, outros objetos de valor comercial elevado, material informático, uma arma de alarme transformada em arma de fogo, cocaína, quetamina, MDMA, ecstasy, canábis em resina (pólen), folhas de canábis (liamba) e cogumelos alucinogénios.

Caso chegasse ao mercado de consumo, “o produto apreendido daria para cerca de duas mil doses individuais de cocaína, 2.400 doses de MDMA, 2.600 doses de quetamina, 550 doses de ecstasy, 2.600 doses de canábis em resina, 560 doses de folhas de canábis e 200 doses de cogumelos alucinogénios”.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Últimas do País

Um polícia foi hoje agredido com uma arma branca no Prior Velho, no concelho de Loures, e encontra-se internado em estado “reservado”, disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.
O apagão de abril resultou de uma "combinação de fatores" que provocaram elevada sobrecarga de tensão que o sistema elétrico de Espanha foi incapaz de absorver por diversos motivos, incluindo "má planificação" do operador, revelou hoje o Governo espanhol.
A época de exames nacionais começa hoje com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem até ao final do mês as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar buscas hoje de manhã em Lisboa, em Loures, Sintra, Amadora e Odemira, no âmbito de agressões ocorridas na Rua do Benformoso, na capital, anunciou aquela força de segurança.
Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Peniche, no distrito de Leiria, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze doentes permanecem internados no serviço de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa, alguns já há muitos dias, apenas à espera de uma resposta social, alertou à Lusa o enfermeiro Paulo Barreiros.
O Tribunal de Braga aplicou hoje penas entre os oito e os 14 anos de prisão a um grupo internacional acusado de introduzir na Península Ibérica, por via marítima, grandes quantidades de cocaína dissimulada em contentores de fruta.
As farmácias podem a partir de hoje ter acesso imediato à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, permitindo saber se a quantidade disponível de determinado fármaco é limitada, se está em rutura ou até sem ‘stock’ no distribuidor.
Portugal já retirou portugueses do Irão e está em curso uma operação de repatriamento em Israel, para responder aos 130 pedidos de repatriamento registados até ao momento, disse hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.