Autoridade Marítima Nacional pede aos banhistas muito cuidado no acesso ao mar

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou hoje aos banhistas para terem "muito cuidado no acesso ao mar", na sequência do desaparecimento de dois menores no domingo na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria.

© D.R

“A época balnear ainda não abriu, as praias não têm vigilância, não há nadadores-salvadores dedicados às praias. Portanto, aproveito para apelar aos banhistas e aos frequentadores das praias que tenham muito cuidado no acesso ao mar”, afirmou aos jornalistas o capitão do Porto da Nazaré e comandante das operações de socorro, João Lourenço, naquela praia.

Aos banhistas, João Lourenço pediu também para que escolham “as praias que sabem como é que elas são, não se aventurem para zonas fora de pé e se não souberem nadar não vão para dentro de água”.

Duas crianças desapareceram no mar na tarde de domingo, depois de alegadamente estarem a banhos no Pedrógão, praia que ainda não se encontra vigiada nesta altura do ano, anunciou a AMN, que iniciou as buscas após recebido o alerta, às 17:25, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

Segundo a AMN, os menores têm 11 e 16 anos (a idade foi, entretanto, corrigida), e nacionalidade angolana.

João Lourenço explicou que as buscas no mar estão a ser feitas pelo navio da Marinha “Viana do Castelo” e uma lancha de salvamento marítimo da Estação Salva-Vidas da Figueira da Foz com tripulantes da Estação Salva-Vidas da Nazaré.

“Temos em prontidão um meio náutico dos Bombeiros Sapadores de Leiria, uma mota de água, para acorrer a qualquer vítima”, referiu o capitão do Porto da Nazaré.

Está, igualmente, empenhado um helicóptero da Força Aérea, que “está a fazer uma patrulha de baixo para o sul, porque as áreas de buscas foram estendidas para sul”, precisou o comandante das operações.

Últimas do País

Um polícia foi hoje agredido com uma arma branca no Prior Velho, no concelho de Loures, e encontra-se internado em estado “reservado”, disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.
O apagão de abril resultou de uma "combinação de fatores" que provocaram elevada sobrecarga de tensão que o sistema elétrico de Espanha foi incapaz de absorver por diversos motivos, incluindo "má planificação" do operador, revelou hoje o Governo espanhol.
A época de exames nacionais começa hoje com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem até ao final do mês as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar buscas hoje de manhã em Lisboa, em Loures, Sintra, Amadora e Odemira, no âmbito de agressões ocorridas na Rua do Benformoso, na capital, anunciou aquela força de segurança.
Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Peniche, no distrito de Leiria, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze doentes permanecem internados no serviço de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa, alguns já há muitos dias, apenas à espera de uma resposta social, alertou à Lusa o enfermeiro Paulo Barreiros.
O Tribunal de Braga aplicou hoje penas entre os oito e os 14 anos de prisão a um grupo internacional acusado de introduzir na Península Ibérica, por via marítima, grandes quantidades de cocaína dissimulada em contentores de fruta.
As farmácias podem a partir de hoje ter acesso imediato à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, permitindo saber se a quantidade disponível de determinado fármaco é limitada, se está em rutura ou até sem ‘stock’ no distribuidor.
Portugal já retirou portugueses do Irão e está em curso uma operação de repatriamento em Israel, para responder aos 130 pedidos de repatriamento registados até ao momento, disse hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.