Associação Pais21 fecha sede no Martim Moniz depois de assalto e agressões a utentes com trissomia

A associação Pais21, de apoio a jovens com trissomia 21, fechou as instalações em Lisboa, por tempo indeterminado, alegando falta de segurança, devido à presença constante de toxicodependentes à porta da sede e depois de agressões e assaltos a utentes.

© Folha Nacional

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação explicou que a situação se arrasta já há alguns meses e piorou recentemente, levando a que encerrassem na quinta-feira as instalações no Martim Moniz, em Lisboa.

Segundo Marcelina Souschek, há “um conjunto de [pessoas] toxicodependentes que acampam ali [à porta da sede da associação], que estão ali, que se vestem ali, que se drogam com as mais variadas substâncias”.

A responsável disse que se trata de uma “situação muito degradante e incomportável”, uma vez que os jovens que frequentam as atividades na associação chegam muitas vezes sozinhos e “não conseguem entrar na porta” do prédio.

“Tivemos um miúdo que foi agredido, tivemos uma miúda a quem foi roubado o telemóvel, porque [os toxicodependentes] estão acampados à porta”, contou, lembrando uma situação em que “ofereceram cocaína a uma miúda”.

Relatou também casos de “miúdos que, quando chegam, têm que ligar porque não conseguem entrar na porta, não conseguem aceder ao código da porta”.

“Isto são tudo coisas que são perigosíssimas e é um ambiente muito degradante”, caracterizou.

De acordo com Marcelina Souschek, a situação “já se arrasta há alguns meses”, primeiro com pessoas em situação de sem-abrigo que pernoitavam nas arcadas do prédio, agora com pessoas toxicodependentes.

A presidente da Pais21 disse que a associação já reportou o caso à PSP por várias vezes, a última das quais na quarta-feira, quando “partiram o vidro da porta” da entrada do prédio, mas admitiu que a PSP “também está de mãos atadas”.

“Nós temos aqui questões sociais que têm de ser resolvidas. Mas, com todo o respeito para todas as dificuldades de todas as pessoas, aquele problema que ali está não pode ser resolvido ali naquele lugar, porque estamos a limitar a liberdade de um outro grupo muito vulnerável que também tem o direito de andar na rua e entrar e sair tal como quer”, defendeu Marcelina Souschek.

Apontou que os jovens que frequentam a Pais21 são ensinados para a autonomia e que “andam mesmo sozinhos”, sobretudo nos transportes públicos como o comboio ou metro, o que faz da zona do Martim Moniz “um sítio ideal” pela centralidade.

A responsável adiantou que a Câmara Municipal de Lisboa está ao corrente do que se passa, uma vez que as instalações da associação são da autarquia, e que já propuseram “algumas soluções” que a Pais21 vai avaliar.

Entretanto, as várias atividades e aulas que a associação disponibiliza aos mais de 60 jovens, com idades entre os 12 e os 40 anos, que frequentam a associação vão funcionar em modo online enquanto não é encontrada uma solução definitiva.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa diz estar a acompanhar “com bastante preocupação” os relatos feitos pela Pais21 e a alertar e sensibilizar a PSP para o problema, uma vez que é a autoridade policial com competência na matéria.

A autarquia sustenta que irá “continuar a tudo fazer para que seja garantida a segurança a todos os que trabalham e frequentam as instalações desta associação” e adianta que está agendada para a próxima semana uma reunião com os vereadores com os pelouros da Segurança e dos Direitos Sociais “para debater o problema e procurar soluções”.

Últimas do País

Um polícia foi hoje agredido com uma arma branca no Prior Velho, no concelho de Loures, e encontra-se internado em estado “reservado”, disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.
O apagão de abril resultou de uma "combinação de fatores" que provocaram elevada sobrecarga de tensão que o sistema elétrico de Espanha foi incapaz de absorver por diversos motivos, incluindo "má planificação" do operador, revelou hoje o Governo espanhol.
A época de exames nacionais começa hoje com mais de 160 mil alunos do 11.º e 12.º anos inscritos para realizarem até ao final do mês as provas que permitem concluir o ensino secundário e concorrer ao superior.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar buscas hoje de manhã em Lisboa, em Loures, Sintra, Amadora e Odemira, no âmbito de agressões ocorridas na Rua do Benformoso, na capital, anunciou aquela força de segurança.
Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Peniche, no distrito de Leiria, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Treze doentes permanecem internados no serviço de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa, alguns já há muitos dias, apenas à espera de uma resposta social, alertou à Lusa o enfermeiro Paulo Barreiros.
O Tribunal de Braga aplicou hoje penas entre os oito e os 14 anos de prisão a um grupo internacional acusado de introduzir na Península Ibérica, por via marítima, grandes quantidades de cocaína dissimulada em contentores de fruta.
As farmácias podem a partir de hoje ter acesso imediato à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, permitindo saber se a quantidade disponível de determinado fármaco é limitada, se está em rutura ou até sem ‘stock’ no distribuidor.
Portugal já retirou portugueses do Irão e está em curso uma operação de repatriamento em Israel, para responder aos 130 pedidos de repatriamento registados até ao momento, disse hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.