Pais protestam por escola não renovar matrícula de alunos autistas em Barcelos

Duas dezenas de pais manifestaram-se esta quinta-feira junto ao Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, em Barcelos, contra a decisão do diretor de não permitir a renovação de matrícula no 12.º ano de dois alunos com autismo.

© D.R.

Em causa estão alunos com 18 e 19 anos que, por falta de respostas sociais na região, vão ter de ficar em casa a partir de agora e, como não podem ficar sozinhos, um dos progenitores vai ter de deixar o trabalho para cuidar deles.

“É de lamentar a enorme falta de sensibilidade do diretor do agrupamento, que, ainda por cima, é professor de Religião e Moral”, disse Sofia Cruz, mãe do aluno com 19 anos.

Sofia Cruz disse que o filho está há cinco anos inscrito para uma vaga de num centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACI).

“Contava que a escola deixasse o meu filho ficar mais um ano, mas o diretor disse-me que não há a mínima hipótese, que a escola não é a resposta para estas situações e que não quer abrir precedentes. Mas a verdade é que já houve um precedente”, referiu.

O porta-voz do movimento Pais em Luta, Jorge Castro, sublinhou que a decisão do diretor é “discriminatória”, já que, numa escola do concelho vizinho de Esposende, alunos nas mesmas circunstâncias conseguiram que lhes fosse garantida a renovação de matrícula no 12.º ano, já pela quarta vez consecutiva.

“Os nossos filhos não são ‘precedentes’, são seres humanos com necessidades especiais, e os recursos aparecem quando a necessidade assim o exige”, apontou.

Em 12 de junho, os pais de crianças e jovens manifestaram-se frente à Segurança Social de Braga contra a falta de vagas em CACI na região.

Jorge Castro entrou mesmo em greve de fome, um protesto que acabaria por terminar já à noite, depois de o Instituto da Segurança Social ter deixado a garantia de criação de 60 vagas em Esposende, num “curto espaço de tempo, entre seis meses a um ano”.

“Por um ano, se houvesse o mínimo de sensibilidade, o Agrupamento de Escolas Vale do Tamel não podia acolher mais dois alunos?”, criticou, sublinhando ser “lamentável” que o Estado “atire para o desemprego pais trabalhadores, para cuidar dos seus filhos com necessidades especiais”.

Os pais presentes na manifestação empunhavam cartazes com frases como “Dignidade para os nossos filhos”, “Somos pais, queremos trabalhar”, “A deficiência não se esconde” e “Respeito pelo cidadão portador de deficiência”.

O diretor do agrupamento, Alípio Barbosa, manifestou-se indisponível para falar aos jornalistas.

Últimas do País

Seis pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciaram hoje as autoridades.
O presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, alertou hoje que o “caos” instalado nas prisões portuguesas por sobrelotação, falta de recursos e edificado obsoleto vai propiciar novas evasões de reclusos.
Os dois reclusos que se evadiram na segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, foram capturados hoje, pelas 06:40, cerca de 12 horas após a fuga, nas proximidades de Espinheira, em Alcoentre.
A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.