Quatro detidos em operação especial de prevenção criminal na Cova da Moura

Quatro pessoas foram detidas na zona da Cova da Moura, concelho da Amadora, numa operação especial de prevenção criminal, revelou hoje à agência Lusa o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).

© D.R.

Segundo o Cometlis, as detenções foram por posse de produto suspeito de ser estupefaciente, mandado de detenção e duas por resistência e coação sobre funcionário.

Na operação, que começou às 22:30 de sexta-feira e terminou à 01:00 deste sábado, “foram identificadas cerca de 150 pessoas” e “apreendidas 12 garrafas de óxido nitroso, produto estupefaciente”, mais de 17 mil euros em notas, alegadamente de proveniência ilícita, e duas armas brancas.

Na sequência de uma das detenções por resistência e coação sobre funcionário, um elemento da Polícia de Segurança Pública (PSP) “sofreu um estiramento num braço, tendo tido necessidade de condução ao Hospital São Francisco Xavier, ficando incapacitado para o serviço”, acrescenta o Cometlis.

Estiveram envolvidos nesta operação 60 polícias de diversas valências da Divisão da Amadora da PSP, tendo os resultados sido comunicados ao Ministério Público.

O porta-voz da PSP, Sérgio Soares, adiantou que os detidos, dois homens e duas mulheres, têm idades entre os 18 e 45 anos.

Últimas do País

O presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, alertou hoje que o “caos” instalado nas prisões portuguesas por sobrelotação, falta de recursos e edificado obsoleto vai propiciar novas evasões de reclusos.
Os dois reclusos que se evadiram na segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, foram capturados hoje, pelas 06:40, cerca de 12 horas após a fuga, nas proximidades de Espinheira, em Alcoentre.
A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
As 'portas giratórias' entre Estado e banca diminuíram ligeiramente entre 2005 e 2020, segundo um estudo da Associação para a Resiliência de Lisboa que, contudo, já antevê retrocessos relativamente à passagem de cargos públicos para bancos.