Contratos de obras públicas celebrados até setembro quase duplicam para 6.230 milhões

O montante do total de contratos de empreitada de obras públicas registados no Portal Base até setembro atingiu 6.230 milhões de euros, um crescimento de 94% face ao mesmo período de 2024, impulsionado pela linha ferroviária de alta velocidade.

© D.R.

Segundo dados da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), hoje divulgados, no que diz respeito a contratos celebrados através de concursos públicos, o montante atingiu 5.345 milhões de euros, um crescimento de 109% face aos mesmos nove meses do ano anterior, impulsionado sobretudo pela celebração do contrato do troço Porto – Oiã (Oliveira do Bairro) da linha ferroviária de alta velocidade, no valor de 1.661 milhões de euros.

Já as empreitadas de obras públicas adjudicadas por ajuste direto/consulta prévia, também registaram um crescimento, embora mais moderado, de 8% em termos homólogos, totalizando 540 milhões de euros.

Na rubrica “outros contratos celebrados” verificou-se também um aumento expressivo de 122%, para um montante total de 345 milhões de euros.

Entre janeiro e setembro, foram promovidos 6.187 concursos de empreitadas de obras públicas, no valor global de 8.624 milhões de euros, o que representa aumentos de 66% em número e de 33% em montante, face a igual período de 2024.

Para a AICCOPN, isto reflete “uma forte aceleração na dinâmica do investimento público”.

Últimas do País

O incêndio deflagrou nos armazéns da FrutiPt, uma empresa de importação, exportação, comércio e distribuição de frutas, legumes e outros produtos hortícolas.
Um casal, com mais de 80 anos, morreu hoje de manhã na habitação em que viviam e que inundou devido à chuva forte que caiu durante a noite, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.
O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais apresentou uma queixa à Inspeção-Geral de Finanças (IGF) contra a Câmara Municipal de Lisboa, denunciando "falhas graves" na gestão do Regimento de Sapadores, nomeadamente falta de equipamentos de proteção individual, foi divulgado esta quarta-feira.
A Federação Nacional da Educação (FNE) criticou esta quarta-feira, 12 de novembro, a tutela pelas falhas no apuramento das necessidades das escolas, que obrigaram à correção da portaria de vagas a meio do concurso.
O número de cirurgias oncológicas realizadas pelo SNS, que evoluía favoravelmente desde o final de 2023, quebrou abruptamente no último trimestre de 2025, sugerindo um fator sazonal ou restrição temporária de capacidade, revela um relatório divulgado esta quarta-feira.
A ministra da Saúde anunciou esta quarta-feira que já recebeu o pedido de reunião da recém-criada Associação dos Médicos Prestadores de Serviço e assegurou que o encontro será agendado "o mais brevemente possível".
O risco de disseminação da gripe das aves é, neste momento, elevado, avisou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que determinou o confinamento em zonas de alto risco, numa altura em que Portugal contabiliza 31 focos de infeção.
A PSP lançou esta quarta-feira uma megaoperação nos bairros Dr. Nuno Pinheiro Torres e Pasteleira, no Porto, três dias depois de um agente ter sido agredido e de moradores terem impedido a detenção do agressor. O dispositivo mobiliza dezenas de polícias de várias unidades e vai manter-se “por tempo indeterminado”.
A Provedoria de Justiça defendeu hoje uma revisão dos procedimentos de candidatura ao programa que apoia intervenções em habitações para melhorar a eficiência energética, pedindo que sejam mais claros e as plataformas usadas mais acessíveis.
O secretário-geral da Fesap afirmou hoje que o Governo admitiu aumentar o subsídio de refeição já em 2026, mas não detalhou o valor concreto, após uma reunião com a secretária de Estado da Administração Pública.