Detidos oito suspeitos de tráfico em Gaia e Porto e apreendida droga

A GNR deteve, na sexta-feira, em Vila Nova de Gaia e no Porto, oito suspeitos de tráfico e aprendeu mais de 4.700 doses de droga, cerca de 192 mil euros em numerário, armas e outro material, foi hoje anunciado.

© D.R.

Em comunicado, aquela força de investigação explica que as oito detenções resultaram do cumprimento de 24 mandados de busca, 12 domiciliárias e nove em viaturas, duas em garagens e uma num armazém, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Santa Maria da Feira e Grândola.

Os detidos, refere o texto, são cinco homens com idades compreendidas entre os 29 e os 67 anos e três mulheres com idades compreendidas entre os 56 e os 59 anos.

No total, foram a apreendidas 1.499,85 doses de cocaína, 3.220,22 doses de haxixe, 98 doses de canábis, 137 pastilhas e cristais de MDMA/ecstasy e 192.843 euros em numerário.

Foram ainda apreendidas uma espingarda com silenciador e mira telescópica, uma espingarda de pressão de ar, duas pistolas, 177 munições de diversos calibres, duas caixas de chumbos, uma granada de instrução inerte e dois petardos.

Além daquele material, foram também apreendidos seis veículos, 29 telemóveis, sete balanças de precisão, cinco facas com vestígios de produto estupefaciente, diversos manuscritos relacionados com o tráfico e artigos utilizados no corte, preparação e acondicionamento do produto estupefacientes.

A GNR apreendeu também um tablet, duas chapas de matrícula, cinco localizadores, equipamento eletrónico concebido para interferir e bloquear sinais de radiofrequência (‘jammer’), além de um cofre e uma botija de óxido nitroso.

Segundo o texto, “na sequência de diligências subsequentes à operação, foi ainda possível localizar uma viatura que se encontrava com matrículas falsas apostas, tendo-se vindo a apurar que havia sido furtada em França”.

Foi realizada uma busca à viatura, tendo sido detetadas e apreendidas 830 doses de cocaína, uma balança de precisão e uma faca com resíduos de estupefacientes.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial do Porto, mas até ao momento não foram ainda divulgadas as medidas de coação tias como necessárias.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.