“Não podemos fechar os olhos”: Ventura exige CPI sem amarras à gestão de Luís Neves na PJ

O líder do CHEGA contesta limitações ao objeto da comissão de inquérito e quer escrutinar toda a passagem de Luís Neves pela direção da PJ, incluindo o seu afastamento da Operação Influencer e perceber se decisões tomadas durante o mandato sofreram influência política.

© Folha Nacional

O presidente do CHEGA, André Ventura, manifestou esta quinta-feira, na Assembleia da República, preocupação com aquilo que considera ser uma tentativa de limitar o alcance da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão de Luís Neves enquanto diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ).

O presidente do CHEGA revelou que o partido foi notificado relativamente à iniciativa potestativa, com a exigência de alterações e limitações ao respetivo objeto. Ventura defende, porém, que a comissão deve ter margem para analisar globalmente o período em que Luís Neves esteve à frente da PJ.

“Não pode haver uma limitação tal do objeto que faça com que a CPI não sirva para nada”, afirmou, deixando um apelo ao presidente da Assembleia da República (PAR): “Espero que o PAR não bloqueie a transparência e a exigência de escrutínio.”

Um dos pontos em discussão prende-se com a Operação Influencer. Ventura rejeita que a comissão fique impedida de abordar o afastamento de Luís Neves daquele processo, sublinhando que o CHEGA não pretende investigar o conteúdo da investigação judicial.

“Não queremos saber nada do processo, mas sim do seu afastamento”, esclareceu.

O líder do CHEGA sustenta que o Parlamento deve poder apurar se, durante a direção de Luís Neves, existiram decisões suscetíveis de interferência política e qual foi o papel das diferentes tutelas governativas. “Houve ou não investigações que tiveram a intervenção de Luís Neves e que possam ter sido influenciadas politicamente?”, questionou.

Neste sentido, Ventura salientou para uma “linha do tempo que não podemos ignorar”: Luís Neves é afastado da Operação Influencer; tem sob a sua direção uma investigação envolvendo o líder do PSD; e, posteriormente, é escolhido para ministro da Administração Interna.

“Não podemos fechar os olhos a isto”, afirmou.

O presidente do CHEGA garante estar disponível para consensualizar alterações ao texto da comissão, mas deixa uma linha vermelha: o objeto não poderá ser reduzido ao ponto de impedir aquilo que considera uma investigação parlamentar efetiva.

“Se não temos nada a esconder, não temos medo da investigação”, argumentou, defendendo que outras comissões parlamentares de inquérito tiveram objetos suficientemente amplos para permitir um escrutínio aprofundado.

Ventura apontou ainda o dedo a Luís Neves, acusando-o de ter mantido uma atuação marcada por “irregularidades e informalidades” e considerando que a permanência do ministro está a prejudicar a confiança nas instituições.

“Luís Neves já só está a fazer mal às instituições democráticas”, afirmou.

Últimas de Política Nacional

André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.