Primeira fase de candidaturas a apoio de 39 ME para operações de I&D termina hoje

A primeira fase de candidaturas a um apoio global de 39 milhões de euros, no âmbito do Compete 2030, para financiar operações de Investigação e Desenvolvimento (I&D) termina hoje.

© D.R.

Esta fase destinou-se a novas candidaturas e aos candidatos que efetuaram o registo de pedido de auxílio (RPA), na sequência do primeiro aviso de RPA de 2022.

As candidaturas iniciaram-se em 31 de outubro de 2023.

Em causa, está um apoio global de 39,3 milhões de euros, que se destina a apoiar atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental para a criação de novos produtos, processos ou sistemas.

Os beneficiários devem ser micro, pequenas e médias empresas (PME) e empresas de pequena-média capitalização (‘Small Mid Cap’).

Segundo o aviso, nas candidaturas apresentadas em copromoção são também beneficiárias as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação.

Este apoio abrange todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

No caso das candidaturas apresentadas em copromoção são também beneficiárias as entidades não empresariais do sistema I&D (ENESII), “incluindo as das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, no caso das operações financiadas pelo Programa Inovação e Transição Digital”.

Últimas do País

Investigadores da Nova SBE alertaram hoje para a sustentabilidade das contas públicas na saúde, avisando que o saldo projetado pelo Governo depende de receitas próprias cuja origem e fiabilidade não estão especificadas no relatório orçamental.
A quebra na produção de azeite em Portugal deverá rondar os 20% em comparação com a campanha anterior, em vez dos 10% apontados na estimativa inicial, segundo a maior associação nacional do setor, a Olivum.
A Polícia de Segurança Pública deteve hoje na região da Grande Lisboa seis pessoas que pertenciam a uma célula criminosa suspeita de vários furtos a ourivesarias em várias zonas do país.
A Proteção Civil alertou esta terça-feira para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias devido às previsões de chuva e vento forte, pedindo à população que adote medidas preventivas.
O IPO de Lisboa vai recorrer à realização externa de exames de ressonância magnética da mama de vigilância para garantir a sua realização atempada, um processo que deverá ficar concluído esta semana, avançou hoje à Lusa a instituição.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas por fraude com cartões bancários, que se terão apropriado de mais de meio milhão de euros e que serão ainda presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
As exportações de bens caíram 0,1% no terceiro trimestre e as importações aumentaram 5,2%, em termos nominais e face ao período homólogo, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar na quarta-feira sob aviso laranja, segundo nível mais grave, devido à chuva forte, além de trovoadas e vento, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A embarcação da GNR onde na segunda-feira, no rio Guadiana, morreu um militar foi abalroada por uma lancha rápida, presumivelmente relacionada com tráfico de droga, disse à Lusa fonte da Guarda.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) alertou o Governo para o possível "colapso" do aeroporto de Lisboa, devido ao impacto da entrada em funcionamento do novo Sistema Europeu de Controlo de Entradas e Saídas (EES).