Número de urgências encerradas quase duplica no fim de semana

Quatro urgências estão encerradas hoje nos hospitais e o acesso será mais difícil no fim de semana, com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a indicar sete urgências fechadas no sábado e oito no domingo.

© D.R.

De acordo com os dados consultados pela Lusa às 13:15 de hoje, estão encerradas esta sexta-feira três urgências de obstetrícia e ginecologia – Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Hospital Dr. Manoel Constâncio (Abrantes) e Hospital Santo André (Leiria) -, além de uma urgência pediátrica, também no Hospital do Barreiro.

A urgência pediátrica do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca está aberta das 08:00 às 20:00 e referenciada entre as 20:00 e a meia-noite.

O hospital, também conhecido como Amadora-Sintra, teve igualmente referenciada a urgência de obstetrícia e ginecologia referenciada até às 08:00 da manhã de hoje.

Nas unidades referenciadas, os serviços estão reservados aos casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

Está também referenciada a urgência de pediatria do centro materno infantil do Norte (ULS Santo António), no Porto, entre as 08:00 e as 18:00.

Já a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, permanece todo o dia referenciada para o CODU/INEM.

No sábado, o portal do SNS prevê o encerramento de sete urgências, entre as quais as de obstetrícia e ginecologia do Hospital Amadora-Sintra, do Hospital do Barreiro, do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital de Abrantes e do Hospital de Leiria. Vão estar igualmente encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital do Barreiro.

Para este dia estão ainda referenciadas a urgência pediátrica do Amadora-Sintra, entre os períodos 00:00-08:00 e 20:00-24:00 (aberta das 08:00 às 20:00), a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, entre as 21:00 e as 24:00, e a urgência pediátrica do centro materno infantil do Norte, das 08:00 às 18:00.

A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai continuar todo o dia referenciada para o CODU/INEM.

Relativamente o domingo, o portal do SNS antecipa oito urgências fechadas: as mesmas que já se preveem encerradas no sábado e a urgência de pediatria do Hospital Santo André (Leiria).

Encontram-se referenciadas para esse dia as mesmas urgências da véspera, apenas com a alteração do período no Hospital São Francisco Xavier, que surge no domingo como unidade referenciada das 00:00 às 09:00, ficando aberta o resto do dia.

Ao todo estão hoje encerradas quatro urgências, três referenciadas (com restrições) e uma referenciada CODU/INEM, estando abertas 199 urgências. No sábado prevê-se que sete urgências estejam encerradas, três referenciadas, uma referenciada CODU/INEM e 196 abertas, enquanto no domingo se antecipa o encerramento de oito urgências, além da referenciação de outras três e de uma para o CODU/INEM, com 195 em funcionamento.

Últimas do País

Um rastreio nacional à diabetes tipo 1 na população pediátrica revelou que uma em cada 300 crianças já estava a desenvolver a doença silenciosamente e que três em cada quatro menores com sinais precoces da doença não têm histórico familiar.
Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais através da prevenção e de uma maior cooperação internacional.
Os distritos de Viseu, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O combate à abstenção, que é particularmente elevada nas comunidades portuguesas, é um dos objetivos da campanha de esclarecimento sobre as próximas presidenciais que a Comissão Nacional de Eleições vai promover e pela qual pagará até 450 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda.
Mais de 2.800 cirurgias robóticas foram realizadas pela ULS São José desde 2019 e o número anual destas intervenções quintuplicou em seis anos, anunciou hoje a instituição, classificando-se como a “maior e mais experiente” do SNS nesta tecnologia.
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.
Grande parte do financiamento veio da Câmara de Lisboa, num modelo que, embora formalmente legal, levanta questões sobre transparência e proporcionalidade. Entre subsídios para projetos sociais e espetáculos, o artista acumulou apoios milionários enquanto a Mundu Nôbu permanece opaca quanto às contas e à composição dos órgãos sociais.
Tiroteios, assaltos, violações e homicídios multiplicam-se nas ruas, transformando o país num cenário que muitos descrevem como “selvagem”. Só nos últimos meses, uma jovem de 16 anos violada em Loures, tiroteios na Amadora e no Cais do Sodré e uma escalada dos homicídios provaram que a sensação de insegurança não é “apenas perceção”: é realidade.
O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.