Argelino que fugiu às portas do tribunal em Lisboa capturado no Algarve

A GNR capturou na manhã desta quarta-feira, no Algarve, o cidadão argelino Abdelkader Eddouh, que estava em fuga após se ter evadido de uma carrinha celular da PSP à porta do Tribunal da Relação de Lisboa, segundo avançou a CNN Portugal e posteriormente confirmado pela GNR.

©D.R.

O argelino de 36 anos que era procurado pela Alemanha há um ano, ainda assim, viu a sua autorização de residência ser renovada em Portugal a 31 de maio.

A captura foi possível após o alerta de um popular que avistou o indivíduo em Estômbar por volta das 9h40, reconhecendo-o pelas semelhanças físicas com as fotografias divulgadas pela imprensa. O suspeito, que estava indocumentado, tinha ainda na sua posse as algemas com as quais tinha fugido.

“Na sequência de uma denúncia de avistamento do suspeito por parte de uma cidadã, foram acionados os militares da Guarda para a localidade de Estômbar, onde foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) aquando da sua fuga”, informou a GNR em comunicado.

Após a detenção, o suspeito foi transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa. A fuga ocorreu na terça-feira, por volta das 10h20, à porta do Tribunal da Relação de Lisboa. O indivíduo, de nacionalidade argelina, tinha sido detido no domingo, no Aeroporto de Lisboa, e sobre ele pendia “um mandado de detenção europeu” por fogo posto.

A PSP já abriu um inquérito interno para apurar as circunstâncias da fuga, que ocorreu à chegada ao tribunal, onde seria presente.

[Notícia atualizada às 13h45]

Últimas do País

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, avançado que estão meios no local.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.