Seis urgências encerradas hoje e no Dia do Ano Novo

Seis serviços de urgência de Ginecologia/Obstetrícia, de Pediatria e Geral estão hoje e na quarta-feira encerrados, segundo as Escalas de Urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

©facebook.com/HospitalBeatrizAngelo

De acordo com a informação publicada no Portal do SNS na segunda-feira à noite, estão encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no Hospital Distrital de Torres Vedras e no Hospital de Peniche.

O Hospital de Abrantes e o Hospital Distrital das Caldas da Rainha têm a urgência de Ginecologia e Obstetrícia fechadas, enquanto o Hospital de Peniche tem a urgência geral encerrada.

No dia de Ano Novo, as urgências encerradas são também seis, mas abrem as urgências do Hospital de Peniche e fecham as urgências geral e pediátrica do Hospital de São Joao da Madeira.

Os dados apontam que o número de urgências referenciadas são hoje 10 e aumentam para 11 no dia de Ano Novo, mais uma do que na véspera, e os serviços abertos mantêm-se nos 188.

Durante os dois dias, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e do Hospital São Bernardo, em Setúbal, apenas recebem as urgências internas e a casos reencaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

As urgências destas especialidades nos hospitais de Cascais, Amadora-Sintra, Santa Maria, São Francisco Xavier, ambos em Lisboa, Beatriz Ângelo (hoje), das Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Braga, Leiria e no Centro Materno Infantil do Norte vão estar a receber apenas os casos internos e os referenciados pelo CODU/INEM e pela Linha SNS 24

O Hospital Amadora-Sintra tem também a urgência pediátrica referenciada entre as 00:00 e as 08:00 e as 20:00 e 24:00. Na quarta-feira, o Hospital de Beja terá a urgência geral referenciada entre as 20:00 e as 24:00.

A Direção Executiva do SNS apela aos utentes para ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência.

Desde 16 de dezembro que as grávidas têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem à urgência de obstetrícia e ginecologia dos hospitais que aderiram ao projeto que arrancou em fase piloto em 11 Unidades Locais de Saúde (ULS), maioritariamente em Lisboa e Vale do Tejo, e em três unidades que aderiram voluntariamente ao projeto: Hospital de Gaia, Centro Materno Infantil do Norte e Hospital de Portalegre.

A partir de janeiro, aderem ao projeto as ULS da Península de Setúbal, nomeadamente Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Setúbal.

Últimas do País

Os doentes considerados urgentes estão a aguardar mais de quatro horas para serem atendidos nas urgências do Hospital Santa Maria, em Lisboa, segundo dados atualizados ao final da tarde de hoje.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis vai abrir na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou hoje o instituto Património Cultural.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária registou em 2024 menos 45 vítimas mortais, para 475, e menos 1.634 feridos leves, na sequência de acidentes nas estradas, mas mais 143 feridos graves comparativamente a 2019, foi hoje revelado.
O Tribunal Constitucional rejeitou a proposta para um referendo local sobre o alojamento local em Lisboa por “não dar por verificada a legalidade” desta iniciativa popular devido à ausência de “um controlo efetivo das assinaturas” necessárias neste âmbito.
A Inspeção dos Serviços de Emergência e Proteção Civil abriu um inquérito ao acidente de viação com um veículo de combate a incêndios dos Bombeiros de Odemira, no distrito de Beja, disse hoje fonte da Proteção Civil.
O novo presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANSMP), Bernardo Gomes, defendeu hoje que “não há solução” para resolver o problema da sobrelotação das urgências em Portugal sem um reforço dos cuidados de saúde primários.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) reconheceu hoje dificuldades na capacidade de resposta do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, considerando que aquela unidade de saúde “está subdimensionada” face à população da área de abrangência.
Sete serviços de urgência vão estar encerrados no sábado, e cinco no domingo, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, de acordo com as escalas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), hoje disponíveis online.
Jaime Madureira, pai de 'Macaco' e antigo presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto, foi acusado pelo DIAP Regional do Porto de um crime de peculato.
Os trabalhadores das Santas Casas da Misericórdia estão hoje em greve, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) para exigir a valorização profissional.