Presidente do INE alerta para necessidade de reforçar quadros do instituto estatístico

O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Rua, alertou hoje para a necessidade de reforçar o quadro de pessoal daquele organismo, atualmente 20% abaixo do previsto, de forma a “prevenir ruturas” na atividade da instituição.

© INE

“Torna-se imperativo assegurar o rejuvenescimento dos quadros da instituição, garantindo simultaneamente a transferência de conhecimento entre gerações e prevenindo ruturas nos processos essenciais à atividade do INE”, afirmou António Rua durante a sessão comemorativa do 90.º aniversário do instituto estatístico.

Segundo salientou, nas últimas décadas tem-se verificado “uma redução significativa do número de trabalhadores” do instituto: “Há 20 anos, o INE contava com 735 trabalhadores, em 2015 eram 647 e no final do ano passado eram 560, cerca de 20% abaixo do previsto no atual mapa de pessoal”, concretizou.

Últimas do País

Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
Sete casas de primeira habitação e de emigrantes arderam no concelho de Sernancelhe, assim como 39 devolutas, revelou hoje o presidente desta Câmara do distrito de Viseu.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou na terça-feira 120 infrações no âmbito de um operação de fiscalização tributária focada nos acessos e principais estradas de ligação a mercados abastecedores em Portugal continental.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) ativou em Ponte da Barca o REST SPACE, uma estrutura móvel e modular que visa oferecer aos operacionais "condições dignas de descanso, higiene, apoio psicossocial e recuperação física", foi hoje anunciado.
Um homem ficou em prisão preventiva com pulseira eletrónica depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de abuso sexual de uma adolescente em Torres Vedras, foi hoje anunciado em comunicado.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira, às 15:21, na freguesia de Vale e passou para Cabana Maior e Soajo, em Arcos de Valdevez, está dado como dominado, disse hoje fonte da proteção civil.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira, às 15h21, na freguesia de Vale e passou para Cabana Maior e Soajo, em Arcos de Valdevez, está hoje a ser combatido por mais de 100 operacionais, disse o presidente da Câmara.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que o Estado não tem "capacidade, competências ou vontade" de evitar que os incêndios se repitam e acusou o Governo de desconsiderar as organizações do setor.