PSP detém jovem de 20 anos e apreende armas, droga e telemóveis em Peniche

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 20 anos, em Peniche, e apreendeu armas, droga e telemóveis, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria “há vários meses”.

© D.R.

O suspeito foi detido na quinta-feira por elementos da brigada de investigação criminal de Peniche, “numa abordagem relâmpago”, adianta o Comando Distrital da PSP de Leiria numa nota enviada à agência Lusa

Tinha na sua posse “algum dinheiro, telemóveis, uma faca e cerca de 120 doses de haxixe, parte das mesmas ocultadas junto a si, no mobiliário urbano”.

O detido é suspeito de integrar “um conjunto de jovens que se dedica à atividade ilícita de tráfico de droga, no centro da cidade, causando elevado alarme social”.

Presente à autoridade judiciária na sexta-feira, o jovem saiu em liberdade, mas ficou sujeito às medidas de coação de apresentações bissemanais e proibição de contactos com os demais envolvidos na investigação.

A PSP acrescenta que o grupo desenvolvia “grande parte da sua atividade ilícita através da venda direta a consumidores, aproveitando e recorrendo a diversos procedimentos que visavam dificultar uma eventual investigação” da polícia.

Contudo, em 06 de maio, elementos da brigada de investigação criminal local deram cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e outros dois em veículos, após “vários meses” de investigação durante os quais a PSP acredita ter reunido “prova suficiente” relativa à atividade desenvolvida pelos suspeitos.

A operação contou com reforços da estrutura da investigação criminal e intervenção rápida da Divisão Policial de Caldas da Rainha, bem como do Grupo Operacional Cinotécnico da UEP/PSP.

A polícia acrescenta que um dos envolvidos tem antecedentes criminais e está sujeito a uma pena suspensa pelo mesmo tipo de ilícito criminal.

Na ação foram apreendidas 109 doses de cocaína, 4 doses de haxixe, uma arma de ar comprimido, duas munições de calibre 6,35 mm, uma mira telescópica, duas armas brancas artesanais e um machado tipo ‘tomahawk’.

Os agentes recuperaram ainda 16 smartphones, duas balanças de precisão, dois computadores portáteis, um ‘passa-montanhas’ e um gorro, e duas baterias de motas elétricas, que terão sido furtadas.

Numa das buscas domiciliárias foram detetados dois animais de companhia sem condições de habitabilidade, um dos quais de raça potencialmente perigosa. Os dois cães foram recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Peniche.

Na operação foram levantados vários autos de notícia por contraordenação.

“Com estas operações policiais, o Comando Distrital de Leiria demonstra continuar a dificultar a atividade criminosa de quem se dedica às mais diversas tipologias criminais, devolvendo e reforçando a tranquilidade pública da comunidade residente e frequentadora da região”, considera a PSP.

Últimas do País

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 20 anos, em Peniche, e apreendeu armas, droga e telemóveis, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria “há vários meses”.
Uma jovem estudante alemã, de 17 anos, que se encontra em viagem de estudo a Portugal, fez esta madrugada queixa à PSP sobre uma alegada violação num bar no Bairro Alto, em Lisboa, disse fonte policial à Lusa.
Um homem morreu na sexta-feira à noite em Rio de Mouro, no concelho de Sintra, depois de ter sido esfaqueado nas costas, disse à Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.
Nos primeiros quatro meses de 2025 foram vendidas mais de 111 mil embalagens de medicamentos para tratamento da obesidade, quase tanto como em todo o ano de 2024, revelam dados avançados hoje à Lusa.
O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Rua, alertou hoje para a necessidade de reforçar o quadro de pessoal daquele organismo, atualmente 20% abaixo do previsto, de forma a “prevenir ruturas” na atividade da instituição.
A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava na cidade de Beja, numa operação em que foram detidos 11 suspeitos e foi apreendida “uma significativa quantidade” de haxixe, cocaína e armas, foi hoje anunciado.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje e no fim de semana em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mais de 1.480 doentes oncológicos a aguardar cirurgia já tinham ultrapassado no final de março o Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG), segundo os dados fornecidos ao grupo de trabalho que acompanha o plano de emergência da saúde.
As atividades de apoio à família, promovidas para acompanhar as crianças fora dos períodos letivos, não podem ser alargadas para substituir as aulas em dias de greve, segundo uma posição da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).
O número de apreensões de produtos contrafeitos apreendidos em Portugal, em 2024, aumentou 398% face ao ano anterior e é o valor mais elevado desde 2016, revela o relatório do Grupo Anti Contrafação (GAC).