PSP detém jovem de 20 anos e apreende armas, droga e telemóveis em Peniche

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 20 anos, em Peniche, e apreendeu armas, droga e telemóveis, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria “há vários meses”.

© D.R.

O suspeito foi detido na quinta-feira por elementos da brigada de investigação criminal de Peniche, “numa abordagem relâmpago”, adianta o Comando Distrital da PSP de Leiria numa nota enviada à agência Lusa

Tinha na sua posse “algum dinheiro, telemóveis, uma faca e cerca de 120 doses de haxixe, parte das mesmas ocultadas junto a si, no mobiliário urbano”.

O detido é suspeito de integrar “um conjunto de jovens que se dedica à atividade ilícita de tráfico de droga, no centro da cidade, causando elevado alarme social”.

Presente à autoridade judiciária na sexta-feira, o jovem saiu em liberdade, mas ficou sujeito às medidas de coação de apresentações bissemanais e proibição de contactos com os demais envolvidos na investigação.

A PSP acrescenta que o grupo desenvolvia “grande parte da sua atividade ilícita através da venda direta a consumidores, aproveitando e recorrendo a diversos procedimentos que visavam dificultar uma eventual investigação” da polícia.

Contudo, em 06 de maio, elementos da brigada de investigação criminal local deram cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e outros dois em veículos, após “vários meses” de investigação durante os quais a PSP acredita ter reunido “prova suficiente” relativa à atividade desenvolvida pelos suspeitos.

A operação contou com reforços da estrutura da investigação criminal e intervenção rápida da Divisão Policial de Caldas da Rainha, bem como do Grupo Operacional Cinotécnico da UEP/PSP.

A polícia acrescenta que um dos envolvidos tem antecedentes criminais e está sujeito a uma pena suspensa pelo mesmo tipo de ilícito criminal.

Na ação foram apreendidas 109 doses de cocaína, 4 doses de haxixe, uma arma de ar comprimido, duas munições de calibre 6,35 mm, uma mira telescópica, duas armas brancas artesanais e um machado tipo ‘tomahawk’.

Os agentes recuperaram ainda 16 smartphones, duas balanças de precisão, dois computadores portáteis, um ‘passa-montanhas’ e um gorro, e duas baterias de motas elétricas, que terão sido furtadas.

Numa das buscas domiciliárias foram detetados dois animais de companhia sem condições de habitabilidade, um dos quais de raça potencialmente perigosa. Os dois cães foram recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Peniche.

Na operação foram levantados vários autos de notícia por contraordenação.

“Com estas operações policiais, o Comando Distrital de Leiria demonstra continuar a dificultar a atividade criminosa de quem se dedica às mais diversas tipologias criminais, devolvendo e reforçando a tranquilidade pública da comunidade residente e frequentadora da região”, considera a PSP.

Últimas do País

A rede de casamentos por conveniência desmantelada hoje pela Polícia Judiciária (PJ) permitiu a realização de, pelo menos, 60 casamentos, os imigrantes pagavam cerca de 33 mil euros e a maioria já não está em Portugal.
Um homem morreu hoje na sequência de um despiste de um veículo pesado na A1, no concelho de Coimbra, informou o Comando Sub-regional de Coimbra.
José Sócrates admitiu hoje em tribunal ter intermediado contactos entre o grupo Lena e o Governo de Angola, depois de deixar funções executivas, tal como fez para outras empresas, por entender que era "seu dever".
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na terça-feira 1.500 quilos de haxixe e uma embarcação na Ria Formosa, no concelho de Olhão, no distrito de Faro, informou hoje a guarda.
O número de turistas não residentes em Portugal atingiu 29 milhões em 2024, um aumento de 9,3% face a 2023, e após uma subida de 19,2% no ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
Cinquenta e cinco pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) na Grande Lisboa numa operação de combate à imigração ilegal, alegadamente com recurso a casamentos de conveniência entre portuguesas e estrangeiros, anunciou hoje a força policial.
O Hospital do Barreiro suspendeu o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos durante dez dias a partir de hoje, segundo informação enviada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às corporações de bombeiros.
A Unidade Local de Saúde Santa Maria gastou 40 milhões de euros em cirurgias adicionais desde 2022, afirmou hoje o inspetor-geral da saúde, anunciando que as auditorias aos hospitais vão se iniciar este mês.
Um total de 301 operacionais, apoiados por 11 meios aéreos e 94 viaturas, estava às 17:35 empenhado no combate às chamas que lavram no concelho de Alandroal, no distrito de Évora, revelou a Proteção Civil.
Um homem de 51 anos aguarda extradição para a Alemanha, depois de ser procurado pelas autoridades de vários países. Foi apanhado no Algarve e é suspeito de introduzir cocaína na Europa oriunda da América do Sul.