PJ apreende mais de 200 quilos de cocaína escondida em areia para gatos importada por empresa de Gondomar

Uma operação da Polícia Judiciária levou à apreensão de cerca de 200 quilos de cocaína disfarçada em areia para gatos, numa carga que tinha como destino uma empresa do concelho de Gondomar. A descoberta foi feita num armazém localizado no Bombarral, após várias diligências de investigação iniciadas em abril.

© D.R.

Segundo o Jornal de Notícias, a carga tinha sido encomendada no Brasil e era composta por 25 toneladas de areia sanitária para gatos. A remessa seguiu por via marítima e levantou suspeitas quando, em vez de ser descarregada em Portugal, foi desviada para o porto de Vigo, em Espanha.

As autoridades espanholas realizaram análises a alguns dos sacos da carga e detetaram vestígios de cocaína, mas não procederam de imediato à apreensão. A operação prosseguiu já com vigilância reforçada, culminando com a entrada do material em território português e a sua chegada a um armazém no distrito de Leiria.

Foi aí que os inspetores da PJ intervieram, detendo dois homens, com idades entre os 48 e os 50 anos, suspeitos de estarem diretamente ligados ao envio e receção da carga. Um deles, residente em Oeiras, é conhecido das autoridades por antecedentes ligados ao crime.

A droga, que se encontrava impregnada na areia, requer agora análises laboratoriais específicas para se apurar a quantidade exata de estupefaciente. No entanto, os peritos estimam que o total de cocaína apreendida ultrapasse os 200 quilos, tendo em conta a concentração detetada nas primeiras amostras.

A investigação aponta para uma operação de tráfico internacional de droga com ramificações em vários países.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).
A PSP confirmou hoje a detenção de 37 pessoas por delitos antes do jogo de domingo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, que os ‘dragões’ venceram (1-0), para a 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Um praticante de parapente, com cerca de 60 anos, morreu hoje após ter caído numa zona rochosa na praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.
Um bombeiro ficou hoje ferido no combate a um incêndio numa empresa em Porto de Mós, que já está em resolução e que não atingiu a parte produtiva, revelou a Proteção Civil.
A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto, anunciaram hoje as autoridades.
Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um manifesto contra o uso da inteligência artificial generativa (IA), alertando para a transformação dos estudantes em "cretinos digitais".
Uma mulher de 30 anos foi alvo de uma tentativa de violação em plena viagem de TVDE, em Lisboa. O agressor só não consumou o crime graças à resistência da vítima e à passagem de outro veículo.
O incêndio que deflagrou hoje num apartamento de um edifício habitacional de oito pisos no Carregado, Alenquer, distrito de Lisboa, provocou um morto e quatro feridos, de acordo com fonte da proteção civil.