GNR localiza três menores desaparecidos na Alemanha após intercetar viatura em Pombal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje ter localizado três menores dados como desaparecidos na Alemanha após intercetar uma viatura que circulava com matrículas falsas no concelho de Pombal e cujo condutor foi detido.

©D.R.

Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR explicou que, numa ação, na segunda-feira, para intercetar uma viatura que circulava com matrículas falsas, “foi possível apurar-se que, no interior do veículo, para além do condutor de 18 anos, seguiam dois menores, um jovem de 13 anos e uma jovem de 15 anos, residentes na Alemanha e sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen”.

Realizadas buscas ao veículo e de segurança ao condutor e ocupantes, a GNR adiantou que o automobilista “estava na posse de 360 doses de anfetaminas, não possuía habilitação legal para conduzir e que, sobre o mesmo, recaía a suspeita de furto de outros veículos e moedeiros [máquinas de pagamento onde são colocadas moedas] em estabelecimentos comerciais no distrito de Leiria”, pelo que foi detido.

Além das anfetaminas, a GNR apreendeu a viatura e duas chaves que pertencem a viaturas furtadas na última semana, em Leiria e Pombal.

À agência Lusa, fonte da GNR explicou que o condutor do veículo é português e irmão da adolescente de 15 anos que seguia no carro e dada como desaparecida na Alemanha. Esta foi entregue a familiares residentes em Portugal.

Quanto ao outro menor, alemão de 13 anos, não há relação familiar com aqueles e aguarda numa instituição transitoriamente até estarem concluídas as diligências para regressar ao país de origem.

Estes dois menores estavam dados como desaparecidos há cerca de uma semana, revelou a mesma fonte.

Ainda no decurso das diligências policiais, foram também localizadas três pessoas, um jovem e uma jovem, ambos de 17 anos, e um homem de 39 anos, em Castelo Branco, sendo que a menor se encontrava também sinalizada como desaparecida na Plataforma Schengen.

A mesma fonte referiu que foram os ocupantes do carro que “acabaram por dizer que existiam mais três pessoas, em Castelo Branco, que costumavam andar com eles”.

Destas três pessoas, todas alemãs, a jovem de 17 anos estava dada como desaparecida há cerca de duas semanas, aguardando igualmente numa instituição até regressar ao seu país.

“O que faziam ao certo ainda está por apurar, mas admite-se que, para poderem sobreviver, poderão ter ligação ao cometimento de alguns de furtos”, declarou a fonte da GNR, acrescentando que a investigação vai prosseguir.

O detido, suspeito de tráfico de estupefacientes, condução sem habilitação legal e furto de veículo, vai ser presente hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Leiria.

Esta ação contou com o reforço do Comando Territorial de Castelo Branco.

Últimas do País

O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.