GNR apreende 432 botijas de óxido nitroso ou “droga do riso” no Algarve

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.

©GNR

Num comunicado divulgado hoje, a GNR indicou que a apreensão ocorreu na quinta-feira, no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, em conjunto com o Destacamento de Trânsito de Faro, em que os militares da Guarda fiscalizaram um veículo que se dirigia para Espanha, detetando no seu interior 432 botijas de óxido nitroso.

“Não foi apresentada prova de que a substância se destinava a fins industriais ou uso farmacêutico, designadamente através da necessária autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED)”, pelo que as botijas de óxido nitroso foram apreendidas, referiu esta força de segurança.

Na ação de fiscalização nas portagens de Paderne da A2, autoestrada que liga Lisboa ao Algarve, foi também identificado de um homem de 27 anos, sócio da empresa responsável pelo transporte das botijas, e foi elaborado um auto de contraordenação.

De acordo com a GNR, as botijas apreendidas e o auto de contraordenação serão encaminhados para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Também conhecido como “droga do riso” ou “gás hilariante”, o óxido nitroso ou protóxido de azoto (N₂O) é uma substância psicoativa “cujo consumo tem vindo a ser identificado em contexto recreativo pelos seus efeitos euforizantes, analgésicos e ansiolíticos”, indicou a GNR.

Segundo a guarda, a substância provoca ainda “alterações sensoriais da perceção de espaço e tempo e distúrbio da coordenação motora, podendo o seu uso continuado provocar, a longo prazo, sérios danos no sistema imunitário, alterações na memória, entre outras lesões neurológicas”.

Últimas do País

O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.