Pedro Porro emprestado pelo Sporting ao Tottenham até final da época

O internacional espanhol Pedro Porro vai jogar no Tottenham por empréstimo do Sporting, num negócio que inclui uma cláusula de compra obrigatória para os londrinos no final da temporada, anunciou terça-feira o clube da Liga inglesa de futebol.

“Estamos extremamente felizes por anunciar a contratação de Pedro Porro, proveniente do Sporting. O lateral direito vai juntar-se ao clube por empréstimo até final da época, com a obrigação de a transferência se tornar definitiva no verão. Porro vai utilizar o número ’23′”, informou o Tottenham, em comunicado emitido no site oficial.

Pouco depois, o Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os contornos do negócio, informando que vai receber cinco milhões de euros (ME) pela cedência e que “o referido acordo inclui a opção de aquisição a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de 40 ME, a qual pode ser exercida pelo Tottenham ou pela Sporting SAD com efeitos a partir do dia 01 de Julho de 2023 e consequente cedência definitiva do jogador para o Tottenham”.

A SAD ‘leonina’ refere ainda que “o mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado em cerca de 95 pelo Tottenham”, e que “os encargos com os serviços de intermediação relativos à mencionada transferência ascendem a 427 mil euros, aos quais acrescerá a quantia de 2,4 ME em caso de cedência do jogador a título definitivo”.

Por outro lado, o Sporting assegurou junto do Tottenham mais “15% dos direitos dos direitos económicos relativos ao jogador Marcus Edwards”, que já faz parte do plantel orientado por Rúben Amorim.

Porro chegou ao Sporting na época 2020/21, por empréstimo do Manchester City, depois de na época anterior, em 2019/20, ter sido cedido pelos ‘citizens’ ao Valladolid.

Com formação feita entre o Don Benito e Rayo Vallecano, o lateral direito representou o Girona em 2018/19, época em que fez 34 encontros pela equipa da liga espanhola, sendo contratado, no final dessa época, pelo Manchester City.

O lateral foi depois emprestado por duas épocas ao Sporting, com os ‘leões’ a comunicaram em 16 de maio de 2022 que tinham acionado a opção de compra do internacional espanhol – prevista em 8,5 milhões de euros -, que assinou até 2025 com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

Pedro Porro, de 23 anos, tem sido um dos elementos determinantes na equipa de Rúben Amorim, com golos e assistências, tendo conquistado um campeonato e duas Taças da Liga. Neste período, o Sporting conquistou também a Supertaça, em 2021, mas o lateral não alinhou devido a lesão.

O novo desafio na carreira do defesa é o Tottenham, atual quinto classificado da Liga inglesa, com o jogador a representar o segundo clube inglês da carreira, apesar de nunca ter alinhado pela equipa do Manchester City.

Últimas de Desporto

O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.
A portuguesa Mafalda Lopes conquistou hoje o Lacanau Pro, etapa francesa do circuito mundial de qualificação de surf, conseguindo a sua segunda vitória internacional, a primeira fora de Portugal.
O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.