29 Março, 2024

Pichardo sagra-se bicampeão europeu com novo recorde nacional

O português Pedro Pablo Pichardo sagrou-se hoje novamente campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um ‘voo’ de 17,60 metros, melhorando o recorde nacional estabelecido na véspera.

O campeão olímpico, mundial e europeu ao ar livre e agora também bicampeão europeu ‘indoor’ deixou o grego Nikolaos Andrikopoulos e o alemão Mark Hess nas segunda e terceira posições, com 16,58 e 16,54, respetivamente, enquanto Tiago Luís Pereira terminou no quinto lugar, com 16,51, a sua melhor marca do ano.

Aos 29 anos, com Pichardo reeditou o feito alcançado em Torun2021, onde, então conquistou a primeira medalha como português, tornando-se no segundo bicampeão português ‘indoor’ no triplo, depois de Nelson Évora ter arrebatado os títulos em Praga2015 e Belgrado2017.

Pichardo conseguiu 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, depois de ter iniciado o concurso com 17,26, que já lhe garantiam a medalha de ouro, tendo abdicado dos segundo, quarto e quinto ensaios, encerrando com um nulo.

Com o título de Pichardo, o primeiro de Portugal em Istambul2023, Portugal passou a somar 27 medalhas em Europeus ‘indoor’, 16 das quais de ouro, e o triplo salto tornou-se na especialidade com mais conquistas, quatro, contra o ‘tri’ de Rui Silva nos 1.500 metros.

Pichardo junta o título de bicampeão europeu ‘indoor’ ao olímpico, mundial e europeu ao ar livre, detendo ainda o estatuto de ‘vice’ mundial em pista coberta.

Folha Nacional

Folha Nacional

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados