Gouveia organiza Mercado do Queijo da Serra da Estrela na sexta-feira e no sábado

© D.R.

O município de Gouveia vai organizar na sexta-feira e no sábado mais uma edição do Mercado do Queijo da Serra da Estrela, para valorização, promoção e comercialização de um produto com “relevância primordial” para o concelho.

Segundo a autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, “o certame de valorização, promoção e comercialização do Queijo Serra da Estrela DOP [Denominação de Origem Protegida] e de outros produtos endógenos da serra da Estrela reúne mais de 50 expositores locais e da região, num programa com provas sensoriais, harmonizações improváveis e ‘workshops’ de fabrico de queijo ministrados por produtores locais, de queijarias tradicionais”.

“O Mercado do Queijo pretende valorizar e reunir toda a fileira produtiva deste produto endógeno, de relevância primordial para o concelho de Gouveia, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português”, referiu a autarquia presidida por Luís Tadeu em comunicado enviado à agência Lusa.

O certame anual vai reunir pastores, produtores e queijarias de Queijo da Serra da Estrela daquele concelho do distrito da Guarda.

“Para além disso, conjuga a implementação de espaços de degustação e comercialização desta iguaria tão identitária da nossa região, possibilitando aos visitantes a prova e a aquisição daquele que se encontra qualificado como um dos melhores queijos do mundo”, acrescentou a organização.

O programa, que também inclui animação musical e cultural, começa, na sexta-feira, pelas 09:45, com a saudação à cidade pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”.

Para a sessão de abertura, agendada para as 10:00, o município convidou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro.

Do programa do primeiro dia destacam-se ‘showcooking’ de “Azevias de Requeijão” (14:30) e de “Bombons de Chocolate de Queijo Serra da Estrela DOP e Bombons de Castanha” (16:00), e uma prova sensorial de Queijo Serra da Estrela DOP promovida pela Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores da Serra da Estrela (16:15).

No sábado, realce para a presença das ‘Masterchefs’ Sandra Pimenta e Sahima Hajat, que vão confecionar uma tarte de queijo fresco (11:20), e para apresentação dos livros “A grande viagem pelas canadas de Viriato” (14:30, da autoria de Celeste Almeida) e “Queijeiras – As guardiãs da Montanha” (17:30, Aldeias de Montanha).

O certame termina com um desfile de moda e acessórios “100% Lã”, pelas 18:00, seguido de um “Red Wine Sunset”.

O Mercado do Queijo de Gouveia é organizado pelo município de Gouveia, no distrito da Guarda, com a colaboração da APROSE – Associação dos Pastores e Produtores de Queijos da Serra da Estrela, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e da Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.