Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang “abrem” Festival do Crato

©cm-crato

Promovido pela Câmara de Crato, o festival arranca, no dia 22 de agosto, com as presenças em palco de Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang.

De acordo com a organização, o cartaz deste ano do certame aposta na presença de “alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais”, prometendo ainda aos festivaleiros cinco dias de “grande animação”.

“Julinho KSD traz frescura e originalidade ao panorama musical nacional”, indicou o município, referindo que “o jovem ‘rapper’ da linha de Sintra mistura, com mestria, o crioulo, o português e o inglês num cocktail único e inimitável”.

Quanto a Nininho Vaz Maia “é, desde 2019, um dos grandes fenómenos nacionais depois de ter dado a conhecer ‘Raízes’, o seu álbum de estreia, já consagrado como Disco de Platina, e de ter esgotado os Coliseus de Lisboa e Porto”, apresentando, num estilo próprio, uma mistura entre flamenco, pop e tradição cigana.

Por seu turno, o coletivo Wet Bed Gang, formado por Gson, Kroa, Zara G e Zizzy, “já uma das principais referências do ‘hip hop’ nacional”, disse a organização.

Além dos concertos, vai também realizar-se, em paralelo e num espaço contíguo, como é habitual, a Feira de Artesanato e Gastronomia do Concelho do Crato, que cumpre este ano a 37.ª edição.

Nesse espaço, os visitantes vão poder também adquirir produtos regionais, peças de artesanato nacionais e internacionais e saborear vários pratos ligados à comida tradicional.

A organização anunciou ainda que tem para oferecer aos festivaleiros uma zona de “camping ocasional” e recordou que, durante os dias do festival de música, estão agendadas “after-hours com DJs”, entre outras iniciativas.

As entradas na Feira de Artesanato e Gastronomia são gratuitas, enquanto o Festival do Crato tem entradas pagas, encontrando-se já à venda os bilhetes diários e os passes para os cinco dias do evento musical.

Últimas de Cultura

A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, hoje apresentada publicamente e que decorre entre os dias 17 e 22, vai reunir 14 artistas de sete países em 80 espetáculos de rua e duas galas internacionais.
O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.