24 Abril, 2024

Quem tem medo de Jordan Peterson?

Um homem quase sempre sozinho num palco, reafirmando algumas verdades simples – que, por malevolência alheia, insuficiência própria e pela inerente imperfeição da existência, a vida é grandemente composta por tragédia e sofrimento. Eis Jordan B. Peterson, célebre psicólogo e académico canadiano, na sua primeira visita de trabalho a Portugal, para um par de palestras (24 de abril em Lisboa, 25 no Porto), à semelhança do que já tem vindo a fazer um pouco por todo o mundo. Estive presente no Campo Pequeno e assisti a quase duas horas de monólogo desse homem que incendiou as redes sociais e bateu recordes de vendas em todo o mundo, com o seu “12 Regras Para a Vida: Um Antídoto para o Caos”, publicado em 2018. 

Inevitavelmente apodado de “polémico”, como convém a um portador de verdades inconvenientes, Peterson fascina e entretém quem se predispõe a ouvi-lo com o coração aberto, quase na mesma medida que desgosta e repugna aos fanatizados do politicamente correto. Qual é então o cerne da sua mensagem? Quem tem medo de Jordan Peterson – e, crucialmente, porquê?

Que a vida é tragédia e sofrimento, já os gregos o sabiam, demonstrando-o convincentemente através da própria criação da tragédia, cuja máxima mais lapidar atribuo a Sófocles, em “Édipo Rei”, quando escreve: “Que ninguém se declare feliz até à hora da sua morte, caso seja destituída de dor.” Apesar disso, como escreveu Pessoa, “é em nós que é tudo”, significando isto que não somos, não podemos ser, tal como Hamlet, meros joguetes passivos das forças insondáveis da “fortuna adversa” e dos “milhares de choques naturais / de que a carne é herdeira” (e já agora, também o espírito). Na sua hora mais negra, ignominiosamente preso num Gulag por uma mera observação crítica quanto à condução da guerra da União Soviética (consabidamente incompetente) contra a agressão nazi, e recentemente diagnosticado com um cancro – ou seja, duas sentenças de morte -, Alexander Soljenítsin perguntou-se a si próprio as seguintes questões: que erros teria ele cometido ao longo da vida que contribuíram para a desventura das suas circunstâncias presentes? Que coisas fez, que não deveria ter feito; que omissões consentiu, que não deveria ter consentido? Embora talvez tivesse boas razões para isso, não acusou Deus, o comunismo ou a infâmia da condição humana – acusou-se a si próprio. Olhou para dentro e não para fora. Encontrou na responsabilidade pessoal a salvação e propôs-se a corrigir a sua conduta para o futuro: escreveu, em condições de penúria e sofrimento físico indescritíveis, o Arquipélago Gulag, o maior libelo de acusação de que há memória contra o mal absoluto que é o comunismo. “A decisão de um homem de mudar a sua vida, em vez de amaldiçoar o destino, abalou todo o sistema patológico da tirania comunista até às suas bases.” (“12 Rules For Life”).

Em resumo, o antídoto para a miséria da existência é a assunção de responsabilidade individual. Não queiramos mudar o mundo – mudemo-nos a nós próprios. Se é certo que não temos, por cegueira voluntária ou incapacidade inata, a exata noção do alcance nossas fraquezas, também não é menos verdade que não temos uma consciência clara das nossas potencialidades e valias, até sermos forçados (geralmente pelas circunstâncias) a dar-lhes uso. Podemos, todos nós, ser muito mais e fazer muito melhor. Sejamo-lo e façamo-lo. Não nos calemos, quando devemos falar. Não fraquejemos, quando temos obrigação de persistir. Encaremos a adversidade de frente – e lutemos sem tréguas, até que ela ou nós pereçam. Escolhamos sensatamente as nossas batalhas (caso elas não nos escolham a nós, como geralmente acontece) e travemo-las até ao fim, com a máxima grandeza e dignidade que consigamos convocar em nosso auxílio. Não contra os males do mundo: as injustiças da sociedade, a inconstância ou a ingratidão dos Homens (esses Homens somos nós) – mas contra os nossos próprios demónios, insuficiências e fraquezas. 

Quem tem medo de Jordan Peterson? Os demagogos das utopias sociais e os reformadores da humanidade em abstrato. Os teóricos revolucionários, com a suas visões totalitárias de paraísos terrestres. Todos aqueles que, confrontados com as inultrapassáveis insuficiências da condição humana, olham sempre furiosamente para fora, mas jamais para dentro.

Cid Geraldo

Cid Geraldo

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados