Feira do Queijo da Soalheira adiada. Vento danificou estruturas

© D.R.

A Feira do Queijo da Soalheira, no concelho do Fundão, prevista para o fim de semana, entre os dias 19 e 21, foi adiada, devido ao vento forte, que danificou várias estruturas, informou hoje a Câmara Municipal.

“Devido a condições meteorológicas adversas, ligadas ao vento forte, a organização da Feira do Queijo da Soalheira decidiu adiar a data da sua realização”, comunicou a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

No mesmo comunicado é referido que “dada a previsão de vento para os próximos dias e o facto de se terem danificado várias estruturas, durante o período de montagem, fica adiada a realização do evento para data a definir”.

A 15.ª edição da Feira do Queijo da Soalheira, com a abertura prevista para sexta-feira, tem como objetivo “prestigiar o queijo” do concelho do Fundão “e os seus produtores”.

O programa incluía a realização das II Jornadas do Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), no dia 21, na mesma vila, uma iniciativa que visava “a discussão das características diferenciadoras dos queijos DOP, realçar a importância dos recursos endógenos e conhecer as técnicas”, salientou a autarquia.

No primeiro dia do certame estava prevista a atuação de Buba Espinho.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.