19 Março, 2024

João Almeida será o primeiro português no pódio final da Volta a Itália

© Facebook/joaoalmeidaatleta

João Almeida (UAE Emirates) vai consagrar-se como o primeiro português a conseguir um pódio final na Volta a Itália em bicicleta, em Roma, onde o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) vai confirmar o triunfo na 106.ª edição da ‘corsa rosa’.

O pelotão do Giro cumpre hoje os 136 quilómetros da 21.ª e última etapa, com partida e chegada a Roma, junto ao Coliseu, um dia depois de o pódio ter ficado definido, no contrarrelógio individual.

Roglic, tricampeão da Volta a Espanha (2019, 2020 e 2021), foi o mais rápido na ‘cronoescalada’ de 18,6 quilómetros entre Tarvisio e Monte Lussari, assumindo a camisola rosa, deixando o anterior líder, o britânico Geraint Thomas (INEOS) em segundo, a 40 segundos, e Almeida em terceiro, a 42.

Na geral, Roglic tem 14 segundos de avanço sobre Thomas e 1.15 sobre Almeida, que vai vencer a classificação da juventude.

O português, de 24 anos, vai conseguir o primeiro pódio final na Volta a Itália para Portugal, e o quarto de sempre em grandes Voltas, e pôr fim a um ‘jejum’ nas três principais corridas desde o terceiro lugar de Joaquim Agostinho no Tour de 1979, um ano depois de fazer o mesmo em 1978, depois do segundo posto na Volta a Espanha de 1974.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados