Situação de seca aumentou em dezembro na região Sul

A situação de seca meteorológica aumentou em dezembro na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro na classe de seca moderada, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

Em 31 de dezembro 38% do território estava em seca meteorológica, enquanto no final de novembro esse percentagem era de 19,4%.

Segundo o IPMA, verificou-se um aumento de área de Portugal continental em classe de seca fraca, de 19,4% em novembro para 21,4% em dezembro e também uma subida na classe de chuva fraca de 7,2% para 17,1%.

No fim do mês passado, 19,5% do território estava na classe chuva moderada, 16,8% normal, 16,2 em seca moderada e 9% em chuva severa.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

No que diz respeito à percentagem de água no solo, o instituto precisa que houve um aumento nas regiões do norte e centro com valores superiores a 80%.

No Baixo Alentejo e Algarve, algumas regiões estavam com valores entre 20 e 40%.

Os dados do boletim indicam que o mês passado classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação, tendo sido o 7.º dezembro mais seco desde 2000.

 

Últimas do País

Bombeiros querem incentivo à carreira de bombeiro voluntário, “porque cada vez mais a juventude não quer aderir aos bombeiros”, com reduções no IRS e IMI.
O presidente do CHEGA desafiou hoje todas as forças políticas a um "consenso suprapartidário" para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, considerando que esta matéria "tem que estar já no Orçamento" do Estado para 2026.
Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.
Um homem, de 61 anos, foi detido em flagrante delito pela PSP, em Beja, por furto qualificado no interior de residência, naquela cidade, tendo ficado em prisão preventiva, revelou aquela força de segurança.
As autoridades tentam agora desvendar o que está por trás desta morte chocante. Cada pista está a ser analisada ao pormenor numa corrida contra o tempo para identificar quem poderá estar envolvido neste ato brutal. O caso está a ser investigado como um possível crime de extrema gravidade, envolto ainda em mistério e silêncio.
A Câmara de Tavira, no distrito de Faro, vai instalar um sistema de videovigilância para reforçar a segurança pública na zona histórica da cidade, um meio auxiliar para a prevenção e combate à criminalidade, foi hoje anunciado.
O Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, nomeou António de Carvalho Capela, de 32 anos, para o cargo de adjunto político principal, uma função inédita na atual estrutura governativa. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo Correio da Manhã (CM).
A PSP registou no primeiro semestre deste ano 2521 furtos a casas, menos 103 do que em igual período de 2024, tendo ainda realizado 66 detenções, anunciou hoje a força de segurança.
A Fenprof estima que haja cerca de 93 mil alunos sem professores, segundo uma conta feita hoje aos pedidos das escolas, alertando que os docentes ainda disponíveis para ocupar as vagas podem não ser os procurados pelas escolas.
Um grupo de cidadãos voltou a levar ao Parlamento português o pedido para que a licença parental seja alargada para seis meses e paga a 100% do salário. A iniciativa surge após várias discussões públicas sobre a necessidade de apoiar os pais e mães nos primeiros meses de vida dos filhos, garantindo igualdade de oportunidades e tempo de qualidade com os recém-nascidos.