14 Julho, 2024

Líderes socialistas de Portugal e Espanha discutem hoje Europa e combate à extrema-direita

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, e o líder socialista do Governo espanhol, Pedro Sánchez, reúnem-se hoje em Madrid, encontro em que vão analisar o combate à extrema-direita e a articulação de posições na União Europeia.

© Facebook de Pedro Sánchez Pérez-Castejón

A reunião está prevista para as 12:30 de Madrid (mais uma do que em Portugal), realiza-se na sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e, segundo fonte da direção do PS, os dois líderes socialistas ibéricos também irão discutir questões como a ferrovia e a água, além das relações diplomáticas luso-espanholas.

Este encontro com o presidente do Governo espanhol e líder do PSOE será o primeiro de caráter internacional desde que Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do PS no passado dia 16 de dezembro, sucedendo nesse cargo ao primeiro-ministro, António Costa.

No início de janeiro, Pedro Sánchez enviou ao último congresso do PS uma mensagem em que felicitou Pedro Nuno Santos pela sua eleição e em que defendeu que os socialistas portugueses provaram na Europa que “se pode crescer com justiça social”.

“Contam com o projeto, com a equipa e, agora, com uma liderança que une juventude, força e experiência na figura de Pedro Nuno Santos”, disse Pedro Sánchez.

Dirigindo-se ao novo secretário-geral do PS, o primeiro-ministro espanhol mostrou-se convicto de que irão ambos continuar “a implementar políticas de progresso na Península Ibérica”, a “defender uma Europa mais verde, mais justa, mais solidária, mais digna para os trabalhadores e trabalhadoras” e a dar “continuidade ao esforço de uma referência” do PS como é António Costa.

Na mesma mensagem, Pedro Sánchez considerou ainda que foi uma “honra imensa travar e ganhar”, com António Costa, batalhas como “os fundos Next Generation, a resposta europeia à pandemia ou a solução ibérica”.

Depois, de Madrid, na quarta-feira, o secretário-geral do PS terá em Bruxelas uma série de encontros e reuniões com responsáveis do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

“Será uma ocasião para reforçar o compromisso do PS com a Europa e com os ideais europeus. Aproveitará também para partilhar as linhas gerais do programa político que apresentará às eleições legislativas de 10 de março”, referiu fonte do PS.

Na quarta-feira, Pedro Nuno Santos terá também uma reunião com os deputados do PS do Parlamento Europeu.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados