Jovens portugueses entre os que têm mais vontade de votar ao nível da UE

Os jovens portugueses são dos que têm mais vontade de participar nas eleições para o Parlamento Europeu (PE) entre os países da União Europeia (UE), de acordo com um Eurobarómetro divulgado hoje.

© D.R.

No inquérito sobre juventude e democracia, feito por ocasião das eleições europeias, entre 06 e 09 de junho nos 27 Estados-membros da UE, seis em dez (64%) dos jovens europeus têm intenção de votar no sufrágio.

Os portugueses estão entre os que têm mais vontade de participar nas eleições (77% dos jovens nacionais sabem que têm idade para votar e querem fazê-lo) e apenas 5% sabem que têm idade para votar, mas não o vão fazer.

Só a Roménia ultrapassa Portugal, com 78% dos jovens com intenção de participar no sufrágio para decidir a futura composição do PE.

Malta (47%), Letónia (46%) e o Luxemburgo (41%) são os países com as menores percentagens de eleitores jovens com idade para votar e que pensam fazê-lo.

Na Bulgária, Letónia, Luxemburgo, Malta e Países Baixos, um em cada cinco jovens que participaram nesta estatística responderam que não estão a pensar votar.

Entre os jovens portugueses responderam no inquérito, 39% responderam que estão preocupados com a preservação da paz e o reforço da segurança internacional, assim como a cooperação entre países

Questionados sobre como têm consciência de maneiras de participar na União Europeia, a maioria dos jovens europeus que respondeu ao inquérito (46%) disseque era possível fazê-lo através das eleições europeias e 24% apontou as redes sociais das instituições da UE e plataformas como o Portal Europeu da Juventude.

Responderam a este inquérito jovens portugueses entre os 15 e os 30 anos, num total de 1.023 entrevistas (de um total de 26.189 ao nível da UE), entre 04 e 12 de abril de 2024.

Últimas do País

O presumível autor de dois incêndios florestais no concelho de Seia, ocorridos no sábado, ficou em prisão preventiva.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Almada, distrito de Setúbal, um cidadão estrangeiro procurado pelas autoridades brasileiras por abuso sexual da própria filha quando esta tinha dois anos de idade.
Quatro em 10 portugueses entre os 25 e 64 anos só conseguem compreender textos simples e curtos, segundo um relatório divulgado hoje que mostra Portugal entre os países com níveis mais baixos de proficiência em literacia.
O Tribunal de Braga condenou um funcionário da Direção Municipal de Urbanismo de Braga a uma pena suspensa de cinco anos de prisão por 18 crimes de abuso de poder e por corrupção ativa, por "facilitar" licenciamentos.
O movimento Portugal Sem Chamas, criado para apoiar as vítimas dos incêndios deste verão, lançou uma campanha para incentivar o turismo e apoiar a economia local nas áreas afetadas, intitulada "Não deixes o interior às moscas".
O julgamento do casal acusado de matar três pessoas, em Donai, começou, hoje, no Tribunal de Bragança.
O Ministério Público (MP) acusou nove arguidos suspeitos de pertencer a uma alegada organização criminosa dedicada à importação e transformação de pasta de cocaína num laboratório situado em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.
A PSP encontrou 52 armas nas escolas portuguesas no último ano letivo e registou 3.887 ocorrências no âmbito do Programa Escola Segura, uma ligeira diminuição face ao ano anterior.
A fraca visibilidade tem condicionado hoje o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, havendo dois voos cancelados e sete divergidos, informa a ANA- Aeroportos de Portugal na sua página.
O Presidente da República pediu hoje celeridade às autoridades responsáveis pelo relatório final sobre o acidente mortal no Ascensor da Glória, em Lisboa, agradecendo as primeiras conclusões preliminares conhecidas no sábado.