Há 36 conventos em Lisboa a abrir portas gratuitamente na próxima semana

Trinta e seis conventos de Lisboa vão ter entrada gratuita nos dias 23, 24 e 25 de maio, com uma oferta diversificada de itinerários, visitas, conversas e cinema, informou hoje a Câmara Municipal.

© D.R.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa adianta que os espaços conventuais da capital vão estar abertos ao público durante três dias com o objetivo de “dar a conhecer locais de grande importância para a história, arquitetura e urbanismo de Lisboa”.

A 3.ª edição do Open Conventos tem como tema “A Pausa e o Silêncio” e é promovida pelo município, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Quo Vadis – Turismo do Patriarcado e Universidade Nova de Lisboa.

Em destaque vai estar a exibição de um filme e uma conversa sobre “a questão da organização do tempo e da importância da contemplação e da fruição”.

A conversa acontecerá no centro cultural Brotéria, no dia 23, e contará com a presença da escritora Ana Margarida Carvalho, a maestra adjunta Inês Tavares Lopes, do Coro Gulbenkian, o padre João Norton e a irmã Anatália, das Monjas de Belém, com moderação de Teresa Nicolau.

Será ainda exibido o documentário “O Grande Silêncio”, de Philip Groning, no Convento de São Pedro de Alcântara.

“Nos dias 24 e 25 de maio, há muito para ver, desvendar e usufruir nos conventos que integram esta terceira edição, com uma programação cultural variada e dirigida a toda a população”, salienta a câmara.

No ano passado, a Open Conventos contou com a participação de mais de 5.000 visitantes e o envolvimento de 32 antigos conventos.

Últimas de Cultura

A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, hoje apresentada publicamente e que decorre entre os dias 17 e 22, vai reunir 14 artistas de sete países em 80 espetáculos de rua e duas galas internacionais.
O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.