“Amarrado e deixado no mato”. Casos de carjacking crescem em Lisboa

Um taxista foi vítima de carjacking, no passado dia 8 de maio, quando se encontrava na Praça do Comércio, em Lisboa, apurou o Folha Nacional junto de fonte da PSP.

© Instagram PSP

De acordo com a mesma fonte, os suspeitos são “três homens de nacionalidade brasileira” que estavam munidos de armas de fogo. O motorista foi ameaçado com “pistolas apontadas à cabeça, levado ao multibanco e abandonado no mato amarrado”, acrescentou a mesma fonte. A viatura foi “encontrada em Sintra” e o crime está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Este não foi, contudo, caso único.  Três dias depois surgiu um novo assalto com o mesmo ‘modus operandi’.

De acordo com o Jornal de Notícias, outro taxista foi alvo de carjacking, desta feita na Charneca da Caparica, no concelho de Almada.

A vítima, que se encontrava no interior do seu táxi, foi abordada por três indivíduos que empunhavam uma arma de fogo. Segundo apurou a mesma fonte, dada a violência da abordagem, o taxista viu-se obrigado a sair da viatura, deixando-a à mercê dos assaltantes que a utilizaram para fugir. Ao contrário do caso ocorrido na Praça do Comércio, desta vez a vítima não sofreu qualquer agressão física.

Segundo apurou o Folha Nacional junto das autoridades, “foi efetuado o roubo de uma viatura da marca Dácia, no passado domingo, por três indivíduos de nacionalidade brasileira, com recurso a arma de fogo na zona de Vale Fetal, na Charneca da Caparica.”

“A viatura é táxi e fez viagem com os indivíduos desde a Avenida 24 de Julho, em Lisboa, até ao local onde foi roubada pelos passageiros”, declara a mesma fonte a este jornal, acrescentando que “esta situação ocorreu por volta da 01h00, sendo que até às 08h00 não havia mais novidades, apesar da tentativa da localização por GPS.”
De acordo com os dados divulgados pelo Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2022, foram registados 38.042 crimes rodoviários, o que representa um acréscimo de 6.727 participações, correspondente a uma variação de +21,5%, em 2022. Entre as ocorrências, o relatório destaca 711 furtos, 107 posse ou uso de arma, 1.128 injúrias e ameaças, e 1.860 crimes de ofensa à integridade física. Quanto ao número de assaltos por carjacking, é preciso recuar até ao RASI de 2019 que anotou 126 assaltos desse tipo, face a 2018.

Últimas do País

A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.