Marcelo visita Feira Nacional da Agricutura e destaca importância do setor

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez hoje uma pequena visita à 60.ª edição da Feira Nacional da agricultura (FNA), em Santarém, salientando a importância do evento para a “agricultura portuguesa” e para os agricultores.

 

[A feira] “representa muito por Portugal, pela agricultura portuguesa, pela riqueza natural portuguesa, pela nossa biodiversidade, pelas nossas raças autóctones, pelo labor pelos agricultores, por aquilo que é uma componente fundamental da riqueza do nosso país”, disse o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a visitar a feira na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, juntamente com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho.

Últimas do País

O combate à abstenção, que é particularmente elevada nas comunidades portuguesas, é um dos objetivos da campanha de esclarecimento sobre as próximas presidenciais que a Comissão Nacional de Eleições vai promover e pela qual pagará até 450 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda.
Mais de 2.800 cirurgias robóticas foram realizadas pela ULS São José desde 2019 e o número anual destas intervenções quintuplicou em seis anos, anunciou hoje a instituição, classificando-se como a “maior e mais experiente” do SNS nesta tecnologia.
A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) está a trabalhar para garantir o funcionamento do serviço de urgência pediátrica 24 horas por dia, assegurando uma resposta permanente e próxima aos doentes, foi hoje anunciado.
Grande parte do financiamento veio da Câmara de Lisboa, num modelo que, embora formalmente legal, levanta questões sobre transparência e proporcionalidade. Entre subsídios para projetos sociais e espetáculos, o artista acumulou apoios milionários enquanto a Mundu Nôbu permanece opaca quanto às contas e à composição dos órgãos sociais.
Tiroteios, assaltos, violações e homicídios multiplicam-se nas ruas, transformando o país num cenário que muitos descrevem como “selvagem”. Só nos últimos meses, uma jovem de 16 anos violada em Loures, tiroteios na Amadora e no Cais do Sodré e uma escalada dos homicídios provaram que a sensação de insegurança não é “apenas perceção”: é realidade.
O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.