Grande parte dos incendiários são reincidentes e não revelam empatia por pessoas, animais ou bens.

© D.R.

As notícias dos últimos dias não surpreendem: a detenção, pela PJ ou outras forças de segurança, dos responsáveis pelos fogos causados este ano vêm muitas vezes acompanhados das palavras “reincidente” ou “cadastrado”.

Na verdade, quer os estudos nacionais quer os estudos internacionais revelam sem margem para dúvidas que muitos destes criminosos já cometeram o mesmo tipo de crimes e estão em liberdade ou já cumpriram pena e voltaram a actuar (como ainda este ano aconteceu) revelando a ineficácia absoluta das penas a que foram condenados.

Têm sido também publicados diversos relatórios que apontam para perturbações mentais/sociais permanentes, evidenciando a fraca relação empática com as vidas e os bens que os fogos destroem ou poêm em risco.

Finalmente é preciso ainda compreender, se estamos perante problemas de reincidência, porque é que as penas do incendiários florestais continuam a ser bem mais baixas que outros tipos de crimes, mesmo em relação aos chamados incêndios urbanos?
Não fazia por isso sentido equiparar estás condutas ao crime de terrorismo?

Últimas do País

O julgamento da Operação Marquês, que pela primeira vez senta um ex-primeiro-ministro no banco dos réus, José Sócrates, começa no dia 3 de julho, mais de uma década depois de conhecida a investigação, foi hoje anunciado.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam na terça-feira a campanha “Viajar sem pressa”, que decorre até segunda-feira e visa alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão voltar a ser afetados na quarta-feira por uma nova depressão que vai trazer chuva por vezes forte e acompanhada por granizo e vento, disse à Lusa o meteorologista Pedro Sousa.
Dez distritos de Portugal continental entram progressivamente em aviso amarelo entre hoje à tarde e segunda-feira de manhã devido à previsão de chuva provocada pela depressão Laurence, anunciou hoje o IPMA.
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e duas de Pediatria, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, estão hoje encerradas, segundo as escalas dos Serviços de Urgências do Serviço Nacional de Saúde.
Oito distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à chuva e quatro estarão sob aviso laranja devido à agitação marítima na segunda-feira, segundo o IPMA.
O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou a reclamação da TAP sobre a reintegração e pagamento de indemnizações a alguns tripulantes de cabine dispensados durante a pandemia, um processo que pode vir a custar milhões de euros à companhia aérea.
O julgamento do homem que confessou ter matado, em 2023, duas mulheres no Centro Ismaili, em Lisboa, entra hoje na reta final com a audição da última testemunha e a apresentação de alegações finais.
Os utentes dos transportes públicos rodoviários de Vila Nova de Famalicão vão poder fazer viagens ilimitadas por todo o concelho com um passe mensal de 30 euros, segundo o regulamento tarifário hoje publicado em Diário da República.
A PSP deteve 326 pessoas por crimes ambientais e maus tratos de animais e registou 11.485 contraordenações relacionadas com estes ilícitos nos últimos três anos, revelou hoje aquele polícia.