Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja encerrados entre terça e quarta-feira

O Serviço de Urgência Pediátrica e Bloco de Partos do hospital de Beja vão estar encerrados entre as 08:00 de terça-feira e as 08:00 de quarta-feira, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

© D.R.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA informou que “por dificuldades na elaboração das escalas médicas, a urgência” daquela unidade de saúde irá funcionar “com constrangimentos nos próximos dias”.

Entre eles está o encerramento do Serviço de Urgência Pediátrica e do Bloco de Partos, entre as 08:00 do dia 31 deste mês (terça-feira) e as 08:00 de dia 01 de janeiro de 2025 (quarta-feira), precisou.

Já o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de adultos “receberá apenas doentes referenciados (encaminhados pelo CODU/ INEM, SNS24 ou outros médicos)”, entre as 20:00 de quarta-feira (01 de janeiro de 2025) e as 08:00 de quinta-feira (02 de janeiro de 2025).

Os constrangimentos afetam também o Serviço de Urgência Básico de Moura que estará encerrado entre as 08:00 deste domingo e as 08:00 de segunda-feira, indicou.

No comunicado, a ULSBA apelou aos utentes para contactarem a linha de apoio do SNS24 (808 242424) ou 112 (em caso de urgência), antes de recorrerem às urgências hospitalares, para garantir uma correta orientação “de acordo com o grau de gravidade da situação”.

Lembrou ainda que “sempre que possível [o utente] deve recorrer aos cuidados de saúde primários que, nos dias 31 de dezembro e 01 janeiro, estarão a funcionar em regime de consulta aberta, das 08:00 às 20:00, em Beja, e, das 08:00 às 13:00, nos Centros de Saúde de Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Também em comunicado divulgado hoje a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) revelou que o Serviço de Urgência Polivalente do Hospital de Évora está a funcionar com equipa reduzida na especialidade de Medicina Interna, entre as 12:00 de hoje e até às 09:00 de segunda-feira.

Esta situação, segundo a ULSAC, deverá “resultar em tempos de espera mais longos”.

Na mesma nota, a ULSAC realçou que os utentes devem ligar para a linha de saúde 24 ou recorrer à Consulta de Doença Aguda da sua Unidade de Saúde, para casos não emergentes, estando em funcionamento os Serviços de Urgência Básica de Estremoz, Montemor-o-Novo e o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.