Sete barras marítimas fechadas a toda a navegação e uma condicionada

Sete barras marítimas estão hoje fechadas a toda a navegação, a maioria no norte, e uma condicionada, devido ao estado do mar, segundo informação da Autoridade Marítima Nacional.

© D.R.

Na zona norte do país, estão desde o final do dia de sábado fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

A barra da Figueira da Foz está aberta, mas condicionada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Mais abaixo, na zona centro, a barra do Portinho da Ericeira também está fechada a toda a navegação.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas hoje para a costa ocidental ondas de oeste/noroeste que podem atingir os quatro metros.

Na costa sul, a ondulação não deverá ultrapassar os dois metros.

Para hoje, o IPMA prevê períodos de chuva fraca, até início da tarde, vento fraco e neblina ou nevoeiro matinal na região Sul.

A região autónoma dos Açores é a única zona do país que se encontra sob avisos amarelo e laranja (este último para o grupo ocidental), devido à previsão de forte agitação marítima.

Últimas do País

Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Oito mil clientes da E-Redes estavam às 09:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental devido ao mau tempo provocado pela passagem da depressão Joseph, disse à Lusa fonte da empresa.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou quatro ocorrências na segunda-feira, em duas ilhas, provocadas pelo mau tempo, foi hoje divulgado.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.