Detido no Brasil passageiro que tentava embarcar com cocaína para Portugal

A Polícia Federal brasileira anunciou hoje que deteve um passageiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos com cinco quilogramas de cocaína na bagagem e que pretendia viajar para Lisboa, Portugal.

© D.R.

De acordo com a Polícia Federal brasileira, o detido tem 20 anos e tinha despachado uma mala que foi selecionada ao passar pela fiscalização com o auxílio de cães farejadores.

A mala foi submetida à fiscalização indireta, por meio do aparelho de raios-x, e as imagens revelaram material orgânico compactado na forma de tabletes.

O suspeito foi localizado na área restrita do aeroporto e conduzido à esquadra da Polícia Federal para, na presença de testemunhas, serem verificados os seus pertences. De um fundo falso forjado na mala do passageiro, os polícias federais retiraram os cinco quilogramas de cocaína.

O suspeito, que não foi identificado pelas autoridades policiais, acabou detido em flagrante e será apresentado à Justiça Federal do Brasil, onde poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Últimas do País

A Comissão Europeia disse hoje estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.
A PSP está a colocar um maior número de polícias nas ruas para auxiliar as pessoas, nomeadamente no trânsito, devido à falha de energia em Portugal continental.
Os sistemas telefónico e informático do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão a funcionar com recurso a geradores na sequência da falha de energia que hoje afetou várias zonas do país, disse à Lusa fonte oficial.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu hoje que o apagão energético que afeta Portugal possa ser devido a um ciberataque, adiantando que está também a afetar Espanha, França e Alemanha.
Uma falha de eletricidade afetou hoje pelas 11:30 várias zonas do país, segundo relatos feitos à agência Lusa.
A Ordem dos Enfermeiros considerou “incompreensível” o encerramento hoje das urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, Almada, distrito de Setúbal, defendendo que seria “perfeitamente possível” funcionar com uma equipa de enfermagem completa e dois médicos.
Cerca de 20.000 pessoas deslocaram-se esta manhã à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo do Papa Francisco, indicaram à agência EFE fontes policiais.
Cinco serviços de urgência hospitalares de ginecologia/obstétricia e dois de pediatria estão hoje encerrados, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o Portal do SNS.
A presença no Santuário de Fátima ajudou o jesuíta Francisco a tornar-se mais mariano e incentivou-o a defender o papel da mulher na Igreja Católica, afirmou hoje o bispo de Leiria-Fátima.